Mundo

Jornais dão grande destaque ao referendo na Escócia

Por ocasião do referendo de independência da Escócia, os jornais britânicos deram destaque ao assunto nas manchetes dos seus sites


	Partidários da independência da Escócia: este é um referendo histórico
 (Andy Buchanan/AFP)

Partidários da independência da Escócia: este é um referendo histórico (Andy Buchanan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2014 às 13h00.

Edimburgo - "Chegou o dia do referendo", "A Escócia decide" e "Colégios abrem para decidir o futuro da Escócia" são as manchetes dos sites dos principais jornais britânicos nesta quinta-feira por ocasião do referendo de independência da Escócia.

Os jornais britânicos publicam amplas fotografias dos colégios eleitorais que abriram hoje às 6h locais (3h de Brasília) e ressaltam que se espera uma grande participação no referendo que decidirá se a Escócia continua fazendo parte do Reino Unido.

O "The Guardian" destaca o apoio de última hora do tenista escocês Andy Murray ao lado do "sim" depois de postar em sua conta no Twitter a expressão "Vamos fazer isto!".

Segundo este jornal, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, pode ser o grande vencedor se o resultado for um "não" à independência graças a sua intensa campanha e por elaborar um plano sobre uma maior autonomia à Escócia.

Já o matutino escocês "Daily Record" postou em seu site a manchete "Escócia decide", e lembra que a campanha do "não" tem uma ligeira vantagem sobre o "sim" de acordo com as últimas enquetes.

O também escocês "Herald Scotland", por sua vez, afirma que apoia a união, mas sempre e quando a região consiga obter uma maior autonomia.

Para o "The Times", que titula "A Escócia decide", a sobrevivência do Reino Unido está pendente de um fio pois as pesquisas indicam que o resultado pode ser muito ajustado.

"O dia do destino para nosso Reino Unido" é a manchete do "The Daily Telegraph", que acrescenta que, qualquer seja o resultado do referendo da Escócia, o país já não será o mesmo.

Por fim, o "The Independent" ressalta que os indecisos podem ter a decisão final da consulta, enquanto o "The Scotsman" mostra em sua capa as fotos de dois cachorros, um partidário do "sim" e o outro pelo "não.

Quase 4,3 milhões de residentes na Escócia maiores de 16 anos terão que decidir hoje nas urnas se acham que a Escócia deve ser um país independente do Reino Unido.

Trata-se de um referendo histórico, que foi convocado após um acordo alcançado entre Edimburgo e Londres em 2012.

Acompanhe tudo sobre:EscóciaEuropaJornaisPaíses ricosReferendoReino Unido

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA