Mundo

Jordânia reabrirá principal fronteira com a Síria nesta 2ª feira

Passagem está fechada há três anos, desde que grupos rebeldes tomaram o controle da passagem no território sírio

Amã, capital da Jordânia: até agora, a Jordânia mantinha as fronteiras com a Síria fechadas para evitar a entrada de mais refugiados e terroristas no território. (Adam Pretty/Getty Images)

Amã, capital da Jordânia: até agora, a Jordânia mantinha as fronteiras com a Síria fechadas para evitar a entrada de mais refugiados e terroristas no território. (Adam Pretty/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 14 de outubro de 2018 às 15h45.

Amã - O governo da Jordânia reabrirá na segunda-feira a fronteira de Jaber-Nasib com a Síria, que está fechada há três anos, desde que grupos rebeldes tomaram o controle da passagem no território sírio.

A porta-voz do governo jordaniano, Yumana Gunaimat, informou que os comitês técnicos conjuntos de Jordânia e Síria "concluíram e aprovaram os trâmites definitivos necessários" para reabrirem a passagem.

Gunaimat confirmou que a fronteira entre "os dois países irmãos é uma artéria vital para o movimento comercial entre a Jordânia e a Síria, e para os demais países" da região.

O governo sírio também confirmou a reabertura da passagem Nasib-Jaber, segundo anunciou neste domingo a agência pública de notícias, "Sana".

O ministro de Interior da Síria, Mohammed al Shaar, garantiu que o país decidiu com a parte jordaniana reabrir a fronteira a partir do dia 15 de outubro.

Shaar acrescentou que a comissão técnica sírio-jordaniana se reuniu neste domingo na fronteira e definiu os trâmites relacionados à reabertura do cruzamento entre ambos países.

Essa passagem, que liga a cidade síria de Nasib com a jordaniana de Jaber, é a principal conexão comercial entre ambos os países e se conecta com a estrada internacional que atravessa a Síria de norte a sul, passando por Damasco.

Antes do conflito armado, Jaber-Nasib era uma das rotas terrestres mais importantes no Oriente Médio, a principal passagem das exportações sírias à Jordânia, ao Líbano e aos países do Golfo.

As forças leais ao presidente sírio, Bashar al Assad, recuperaram o controle dessa passagem e de toda a província de Deraa em julho deste ano, após forçar os rebeldes a se retirarem para a região de Idlib, no norte do país.

Até agora, a Jordânia mantinha as fronteiras com a Síria fechadas para evitar a entrada de mais refugiados e terroristas no território. EFE

Acompanhe tudo sobre:Guerra na SíriaJordâniaSíria

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'