Mundo

Jordânia quer cadeira saudita no CS da ONU

A ambição jordaniana ainda precisa ser endossada pela Assembleia Geral da ONU


	Amã: afirmação de que a Jordânia está ansiosa em assumir cadeira no CS da ONUfoi feita hoje em Amã pelo ministro jordaniano da informação, Mohammed Momani
 (Jean Housen / Wikimedia Commons)

Amã: afirmação de que a Jordânia está ansiosa em assumir cadeira no CS da ONUfoi feita hoje em Amã pelo ministro jordaniano da informação, Mohammed Momani (Jean Housen / Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2013 às 16h33.

A Jordânia está ansiosa por assumir a cadeira no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) recentemente rejeitada pela Arábia Saudita como resultado de divergências com os Estados Unidos.

A afirmação foi feita hoje em Amã pelo ministro jordaniano da informação, Mohammed Momani.

A ambição jordaniana ainda precisa ser endossada pela Assembleia Geral da ONU, mas a expectativa é de que o reino aliado de Washington concorra sozinho.

A Assembleia Geral da ONU aprovou a candidatura saudita em 17 de outubro, mas o país logo depois tomou a inédita iniciativa de rejeitar a cadeira no CS da ONU em meio a divergências com os EUA.

Momani disse hoje que a Jordânia está "em consulta" com outros países árabes, com os EUA e outros aliados em busca de apoio à candidatura.

A data de votação para a reposição da cadeira saudita ainda precisa ser marcada, mas tem de acontecer antes do fim do ano, já que o mandato do próximo ocupante começa em 1º de janeiro. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUDiplomaciaJordâniaONU

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru