Mundo

Jordânia propõe projeto de resolução sobre Gaza

Enbaixadora declarou que tem esperança de que a trégua de 72 horas acordada por Israel e pelo Hamas "se converta em permanente" e conduza a negociações

Pierre Krahenbuhl, comissário-geral da ONU para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNWRA) (Khalil Mazraawi/AFP)

Pierre Krahenbuhl, comissário-geral da ONU para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNWRA) (Khalil Mazraawi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2014 às 15h43.

Nações Unidas - A Jordânia propôs nesta terça-feira ao Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução que pede o levantamento do cerco israelense à Faixa de Gaza e um plano para reconstruir o território, segundo diplomatas.

"Apresentamos um projeto de resolução em colaboração com nossos amigos palestinos e o grupo árabe" na ONU, afirmou à imprensa a embaixadora jordaniana Dina Kawar.

Kawar declarou que tem esperança de que a trégua de 72 horas acordada por Israel e pelo Hamas "se converta em permanente" e conduza a negociações, e que "a reconstrução de Gaza tenha um plano". "É muito importante para nós", acrescentou a diplomata.

Já tiveram início as consultas sobre o projeto jordaniano com a expectativa de ter um resultado em um ou dois dias, indicou. A Jordânia é o único país árabe que integra o Conselho atualmente.

O embaixador britânico Mark Lyall Grant confirmou a apresentação do projeto nesta terça-feira pela Jordânia, o que será discutido nos próximos dois ou três dias.

Ele destacou que a situação evolui rapidamente em terra com a instauração da trégua e o início das negociações no Cairo e que a partir de agora é preciso adotar um enfoque um pouco diferente.

O projeto pede "um cessar-fogo duradouro e respeitado" e apoia os esforços de mediação do Egito.

Também destaca a necessidade de proteger os civis e respeitar a inviolabilidade dos locais da ONU, e exige ainda "o levantamento das restrições impostas por Israel aos movimentos de pessoas e bens" em Gaza e a reabertura duradoura das passagens fronteiriças.

Acompanhe tudo sobre:ONUPalestinaIsraelConflito árabe-israelenseHamasFaixa de GazaConselho de Segurança da ONU

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia