Mundo

John Kerry irá a vários países do Oriente Médio

Secretário de Estado vai viajar para o Oriente Médio na semana que vem para se encontrar com o rei da Arábia Saudita e com autoridades palestinas e israelenses


	John Kerry: além de ir a Riad, Jerusalém e Belém, Kerry fará paradas na Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Argélia e Marrocos durante a viagem de nove dias
 (AFP)

John Kerry: além de ir a Riad, Jerusalém e Belém, Kerry fará paradas na Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Argélia e Marrocos durante a viagem de nove dias (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2013 às 13h37.

Washington - O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, vai viajar para o Oriente Médio na semana que vem para se encontrar com o rei da Arábia Saudita, Abdullah, e também com autoridades palestinas e israelenses para discutir a estabilidade na região, o Irã e outros assuntos.

De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira pelo Departamento de Estado, além de ir a Riad, Jerusalém e Belém, Kerry fará paradas na Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Argélia e Marrocos durante a viagem de nove dias, de 3 a 11 de novembro. Além do Oriente Médio, a Polônia também está no itinerário.

Kerry vai "discutir uma ampla gama de assuntos bilaterais e regionais" com Abdullah e "o relacionamento EUA-Arábia Saudita, dada a importância do trabalho entre nossos dois países em desafios compartilhados", disse a porta-voz do departamento, Jen Psaki, em um comunicado.

A visita do principal diplomata dos EUA a Riad ocorre depois de uma rara queixa em público de importantes membros da família que governa a Arábia Saudita, as quais refletem a frustração do reino com os EUA pelo que consideram ser sua falta de ação em relação à Síria, o engajamento em diplomacia com o Irã e a frieza quanto ao governo militar no Egito.

Segundo o departamento, Kerry vai conversar com dirigentes palestinos e israelenses sobre as negociações em andamento sobre o status final e outros temas regionais. O secretário também abordará a questão iraniana com os israelenses.

Na segunda-feira Kerry havia dito que poderia ir ao Egito nas próximas semanas, mas o Cairo não está incluído no itinerário dessa viagem.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Oriente MédioDiplomaciaJohn Kerry

Mais de Mundo

Correios da Nova Zelândia suspendem envios aos EUA devido a tarifas de Trump

Trump ameaça enviar Guarda Nacional a Baltimore para conter criminalidade

Zelensky defende reunião com Putin para avançar negociações de paz

‘Principal beneficiária das tarifas de Trump será a China’, diz professor de Harvard