Mundo

Joe Biden enfrenta votação decisiva nas primárias democratas

Eleições primárias na Carolina do Sul, neste sábado, serão fundamentais para testar a candidatura do ex-vice de Barack Obama

Joe Biden: vice de Obama teve performance ruim até agora nas primárias (Elizabeth Frantz/Reuters)

Joe Biden: vice de Obama teve performance ruim até agora nas primárias (Elizabeth Frantz/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2020 às 06h48.

Última atualização em 28 de fevereiro de 2020 às 07h12.

São Paulo — O ex-vice-presidente Joe Biden enfrentará uma votação decisiva nas primárias da Carolina do Sul, neste sábado. Visto antes como um dos pré-candidatos favoritos do Partido Democrata a levar a nomeação, Biden tem tido dificuldade para transformar a sua popularidade em apoio dos eleitores democratas nesta primeira fase das primárias.

Embora tenha ficado em segundo lugar em Nevada, com 20% dos votos, Biden conquistou apenas o quarto e o quinto lugar em Iowa e New Hampshire, os dois primeiros estados que realizaram suas prévias neste mês de fevereiro.

A esperança de Biden é que, na Carolina do Sul, ele atinja uma votação mais expressiva, por causa da sua popularidade entre o eleitorado negro. Diferentemente dos estados anteriores, onde a população é predominantemente branca, a Carolina do Sul tem uma demografia mais diversa e representa melhor a realidade da população americana como um todo. Por lá, aproximadamente 27% dos habitantes são negros.

Portanto, se Biden conseguir uma votação expressiva em relação aos demais candidatos, o ex-vice de Barack Obama pode voltar a se fortalecer para a disputa nos próximos estados que realizam as prévias. Do contrário, pode ver sua candidatura enfraquecida e ser obrigado a mudar a estratégia e brigar com os demais candidatos mais ao centro do espectro político no Partido Democrata.

Os demais pré-candidatos também devem usar as prévias na Carolina do Sul para testar a sua popularidade entre o eleitorado negro do Estado. Há dúvidas sobre o desempenho de candidatos como Bernie Sanders — que vem liderando a disputa –, Elizabeth Warren, Pete Buttigieg e Amy Klobuchar, entre os eleitores negros.

Até quinta-feira, as pesquisas eleitorais indicavam uma preferência dos eleitores da Carolina do Sul por Joe Biden. Ele tinha 34,4% das intenções de voto, de acordo com a média das pesquisas calculada pelo site RealClearPolitics. Em seguida aparecem os candidatos Bernie Sanders (21,8%), Tom Steyer (13,8%), Pete Buttigieg (8,2%), Elizabeth Warren (8,2%) e Amy Klobuchar (3,8%). O ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, não participa das primárias na Carolina do Sul.

O resultado da Carolina do Sul tende a ter grande influência na votação da Super Terça, que ocorre na semana que vem, no dia 3 de março. É quando quando 14 estados realizam as primárias num mesmo dia. É a hora da verdade para Biden e os demais candidatos.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasExame HojeJoe Biden

Mais de Mundo

Israel diz que atacará o Irã com base em seu interesse nacional após advertência dos EUA

Bloqueios em vias na Bolívia se intensificam para evitar possível prisão de Evo Morales

ONU acusa governo venezuelano de crimes contra a humanidade nas eleições de 2024

Comandante da Guarda Revolucionária do Irã é visto em funeral após rumores sobre sua morte