Mundo

Joe Biden é fotografado usando boné em apoio a Donald Trump

Presidente dos EUA usou boné com o slogan "Trump 2024" em evento

Joe Biden é fotografado usando boné da campanha de Donald Trump (TrumpWarRoom/Instagram/Reprodução)

Joe Biden é fotografado usando boné da campanha de Donald Trump (TrumpWarRoom/Instagram/Reprodução)

Publicado em 11 de setembro de 2024 às 19h05.

Última atualização em 11 de setembro de 2024 às 19h22.

Durante uma cerimônia de homenagem aos ataques de 11 de setembro, o presidente Joe Biden foi flagrado usando um boné vermelho da campanha de Donald Trump, escrito "Trump 2024".

O episódio ocorreu enquanto Biden conversava com bombeiros no local aonde o voo 93 da United Airlines caiu durante os ataques em Shanksville, Pensilvânia. A Casa Branca afirma que o gesto foi feito para simbolizar a "unidade bipartidária" que se seguiu aos ataques de 2001.

O porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates, explicou no X (antigo Twitter) que o gesto de Biden ocorreu após ele entregar um boné a um apoiador de Trump, que então sugeriu que o presidente também vestisse o boné de Trump como símbolo de cooperação. "Ele o usou brevemente", comentou Bates. A cena chamou rapidamente a atenção das redes sociais, gerando debates tanto entre os críticos quanto entre os apoiadores de Biden.

O momento acontece em um contexto político delicado, um dia após o primeiro debate entre Trump e a vice-presidente Kamala Harris, candidata democrata à presidência. Em 2020, o condado onde fica Shanksville votou massivamente em Trump, com 78% dos votos.

A oposição de Biden explorou rapidamente o incidente. Apoiadores de Trump nas redes sociais afirmaram que o presidente estava "senil" e que ele sequer percebeu o que o boné representava. A campanha de Trump compartilhou um vídeo do momento, com a legenda: "Kamala foi tão mal no debate de ontem à noite, que Joe Biden acabou colocando um boné de Trump".

Acompanhe tudo sobre:Joe BidenDonald TrumpEleições americanasEleições EUA 2024

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino