Mundo

Jobim: respeito à diversidade é fundamental para segurança

Brasil está se empenhando para criar, com dirigentes da América Latina, um sistema integrado de segurança

Nelson Jobim, ministro da Defesa: Brasil quer consenso multipolar de segurança (Antônio Cruz/ABr)

Nelson Jobim, ministro da Defesa: Brasil quer consenso multipolar de segurança (Antônio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2011 às 17h36.

Rio de Janeiro - O consenso entre países e o respeito à diversidade dos povos são os pontos fundamentais para a segurança internacional, segundo o ministro da Defesa Nelson Jobim. Durante aula magna hoje (25), na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, Jobim reafirmou que o Brasil vem se empenhando no diálogo, principalmente entre os dirigentes de países da América Latina, para a construção de um sistema integrado de segurança.

O ministro lembrou que o diálogo com autoridades dos países vizinhos foi iniciado durante o governo anterior e destacou que, agora, “o caminho é a formação de um consenso multipolar para a segurança internacional”.

Jobim destacou alguns erros que considera históricos na esfera da segurança global, como a intervenção dos Estados Unidos no Afeganistão e Iraque. Segundo o ministro, esses processos refletem a tendência de alguns países que tentam impor uma concepção unipolar do mundo ocidental nas estratégias globais.

“Existe uma tendência ocidental da maximização de seus valores ocidentais e absolutos e na verdade você tem que contrabalançar isso com determinadas correntes e culturas distintas das nossas”, defendeu Jobim.

Para o ministro, a construção de uma estratégia no continente, além de refletir na segurança global, também pode impulsionar o esforço que o governo brasileiro vem fazendo para conquistar uma vaga no Conselho de Segurança das Nações Unidas. “É um dos meios e é um discurso que está crescendo. Mas essas coisas não se dão de um momento para outro. É a construção de um processo”, disse Jobim.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaGuerrasMDB – Movimento Democrático BrasileiroNelson JobimPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Mundo

Trump está '100%' seguro de que alcançará acordo sobre tarifas com UE

Hamas afirma que está pronto para libertar os últimos reféns, mas recusa acordo provisório de trégua

Trump diz que está relutante em continuar aumentando as tarifas sobre a China

Trump diz que 'não tem pressa' para usar a opção militar contra o Irã