Corpo de João Paulo I em outubro de 1978 no Vaticano: o papa foi encontrado sem vida em seu leito 33 dias depois de sua eleição como pontífice (AFP)
Da Redação
Publicado em 16 de outubro de 2012 às 13h55.
Cidade do Vaticano - O Papa João Paulo I, conhecido como o "Papa Sorriso" e que ficou apenas 33 dias no cargo em 1978, poderá ser beatificado em pouco tempo, segundo o postulador da causa da beatificação, que descartou de forma definitiva os rumores de que a morte do Papa tenha sido induzida.
O reitor da Pontifícia Universidade Lateranense e postulador na causa da beatificação de João Paulo I, Enrico Dal Covolo, entregará ao Vaticano no próximo dia 17 a documentação que ilustra as virtudes heróicas e o suposto milagre realizado por Albino Luciani, o Papa João Paulo I.
A data foi escolhida porque nesse dia se festeja o centenário de seu nascimento.
João Paulo I foi encontrado sem vida em seu leito pouco antes do amanhecer de 29 de setembro de 1978, 33 dias depois de sua eleição como pontífice.
Segundo fontes oficiais, o Papa de 65 anos morreu em consequência de um infarto, mas alguns aspectos sobre a descoberta do corpo e o fato de que não foi realizada a necropsia somados a várias declarações contraditórias dadas pelo Vaticano sobre a morte, deram lugar a uma série de teorias conspirativas em torno dela.
Além das incoerências oficiais, outros fatores de índole econômica, já que João Paulo I pretendia profundar as reformas iniciadas por João XXIII e esclarecer as contas dentro do Banco do Vaticano, alimentaram as teorias que visavam a um envenenamento do pontífice.
"Graças aos testemunhos e aos documentos médicos reunidos, temos a confirmação definitiva que afasta qualquer suspeita de morto induzida", declarou Dal Covolo, descartando totalmente a hipótese de envenenamento.
Paralelo a isso, o processo de beatificação de outro Papa da era moderna, Paulo VI, que reinou de 1963 a 1978, avança rapidamente, segundo o site Vatican Insider.
Os dois pontífices do século XX poderão ser beatificados durante o "Ano da Fé", que foi inaugurado em 11 de outubro e concluirá em novembro de 2013.