Mundo

Jinping e Obama se reúnem após fim de cúpula da Apec

O presidente chinês recebeu o americano para um encontro informal, após término da cúpula da Apec


	O presidente americano, Barack Obama (e), cumprimenta o presidente da China, Xi Jinping
 (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

O presidente americano, Barack Obama (e), cumprimenta o presidente da China, Xi Jinping (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2014 às 11h37.

Pequim - O presidente da China, Xi Jinping, recebeu nesta terça-feira o presidente dos EUA, Barack Obama, no complexo diplomático de Zhongnanhai (sede do Executivo) para um encontro informal, o primeiro desse tipo desde que ambos os líderes se reuniram na Califórnia (EUA) em junho de 2013.

Após o término da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), realizada entre ontem e hoje em Pequim, Obama iniciou a segunda parte da agenda de sua viagem, a visita de Estado, a segunda que realiza na China desde que se tornou presidente (a anterior foi em 2009).

Obama chegou para o encontro acompanhado pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry; pela assessora de Segurança Nacional, Susan Rice; e por Evan Medeiros, diretor de assuntos asiáticos no Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

Ao iniciar o encontro, Obama elogiou os eventos realizados durante o dia e manifestou seu desejo de promover as relações bilaterais.

"Quando Estados Unidos e China são capazes de trabalhar de forma efetiva, o mundo inteiro se beneficia", disse.

Em encontros realizados às margens da Apec, China e Estados Unidos concordaram hoje em impulsionar sua cooperação na luta contra a mudança climática, uma das prioridades da visita, e reduzir as tarifas de bens de tecnologia da informação.

As potências evitaram conversar sobre assuntos espinhosos, como a ciberespionagem e a batalha comercial pela região Ásia-Pacífico. Espera-se, por outro lado, que os dois países se aproximem em questões como luta contra o terrorismo, corrupção e assuntos sobre o Irã e Afeganistão.

Após o encontro de hoje, Obama continuará amanhã sua visita de Estado com uma cerimônia oficial com Xi no Grande Palácio do Povo de Pequim (sede do Legislativo), onde já esteve em 2009.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarack ObamaChinaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticosXi Jinping

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô