Mundo

Jim O'Neill renuncia a cargo em governo de May

O economista afirma que deixará cargo após confirmar que suas duas áreas de ação continuam sendo prioritárias, "apesar das especulações contrárias"


	Jim O'Neill: segundo a imprensa, ele já havia ameaçado a demissão em julho
 (Simon Dawson/Bloomberg)

Jim O'Neill: segundo a imprensa, ele já havia ameaçado a demissão em julho (Simon Dawson/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2016 às 14h39.

O governo da primeira ministra britânica, Theresa May, sofreu nesta sexta-feira a primeira renúncia, a de um antigo economista-chefe do Goldman Sachs muito ligado às políticas de David Cameron.

Jim O'Neill, encarregado no governo por captar investimentos chineses e por um projeto emblemático para impulsionar a economia do noroeste da Inglaterra, renunciou ao cargo de secretário de Estado de Comércio.

Em sua carta de renúncia, este economista de 59 anos conhecido por ter cunhado o termo BRICS para referir-se a Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, afirma que deixará o cargo após confirmar que suas duas áreas de ação continuam sendo prioritárias, "apesar das especulações contrárias".

Segundo a imprensa, ele já havia ameaçado a demissão em julho, quando May paralisou o projeto de construção de uma nova central nuclear, Hinkley Point, com um terço de capital chinês, embora finalmente a primeira-ministra tenha o autorizado sob novas condições.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaReino UnidoBricsEconomistasGoverno

Mais de Mundo

Trump diz que anulação de tarifas pela Suprema Corte seria catastrófica

Marcas de carro japonesas miram Índia como novo centro de produção

Democratas vencem em Nova York, Nova Jersey e Virgínia e recuperam ímpeto

Vitória de Mamdani em Nova York dá ânimo para esquerda da Europa