Mundo

Jihadistas se aproximam de base militar no nordeste da Síria

Com avanços, tropas governamentais apostadas na base militar ficaram completamente rodeadas pelos membros do Estado Islâmico


	Xiitas com bandeira do Estado Islâmico: ONG afirmou que pelo menos 27 membros do EI e 30 soldados do regime faleceram nos combates desde ontem
 (Stringer/Reuters)

Xiitas com bandeira do Estado Islâmico: ONG afirmou que pelo menos 27 membros do EI e 30 soldados do regime faleceram nos combates desde ontem (Stringer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2014 às 08h34.

Beirute - O grupo radical Estado Islâmico (EI) se aproximou do aeroporto militar de Deir ez Zor, em mãos do regime, após tomar nesta sexta-feira o controle total da cidade de Al Yafra, no nordeste da Síria, informaram ativistas.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos disse que desta maneira, as tropas governamentais apostadas na base militar, ficaram completamente rodeadas pelos jihadistas.

A ONG afirmou que pelo menos 27 membros do EI e 30 soldados do regime faleceram nos combates desde ontem, quando começou o ataque dos extremistas à base.

O ativista da opositora Rede Sham Mohammed al Jalif disse à Agência Efe pela internet que a cidade de Al Yafra é considerada a porta de entrada ao aeroporto, já que faz limite com ele pelo sudoeste, e nela estão as casas dos soldados que defendem a base.

Al Jalif acrescentou que nos últimos dias as forças governamentais cavaram trincheiras no lado leste e sul do lugar.

Em paralelo, o EI lançou um ataque contra os bairros orientais da cidade de Deir ez Zor, em cujo arredores fica Al Yafra.

O EI proclamou no final de junho um califado no Iraque e Síria, onde conquistou partes do norte e o centro de ambos países.

Em julho, o grupo tomou o controle quase total da província de Deir ez Zor, exceto de alguns distritos de sua capital homônima e o aeroporto, em mãos das autoridades sírias.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoExércitoIslamismoSíria

Mais de Mundo

Trump assina ordem executiva para retirar Estados Unidos da OMS

De volta à Casa Branca, Trump revoga 78 ordens de Biden e tira EUA do Acordo de Paris

EUA cancelam aplicativo CBP One que permitia entrada de migrantes pela fronteira com México

Cadeira descartável, esquenta-mãos e horas de fila: as táticas dos fãs de Trump para vê-lo na posse