Mundo

Jihadistas do EI se aproximam da cidade síria de Aleppo

O grupo jihadista se encontra a vinte quilômetros da cidade e "na linha de frente com as tropas do regime de Bashar al-Assad"


	Militantes do Estado Islâmico: o grupo jihadista se encontra a vinte quilômetros da cidade
 (AFP)

Militantes do Estado Islâmico: o grupo jihadista se encontra a vinte quilômetros da cidade (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2015 às 09h13.

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) se aproximou nesta sexta-feira de Aleppo depois de ter expulsado outros rebeldes de várias posições ao norte da segunda cidade da Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

"O EI nunca esteve tão perto da cidade de Aleppo, em seu maior avanço em direção" à antiga capital econômica da Síria, declarou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor da ONG, que dispõe de uma rede de fontes neste país em guerra.

Segundo suas fontes, o EI expulsou grupos rebeldes das localidades de Tall Qrah, Tall Susin, Kafar Qares, e sobretudo da base de Madrasat al Mushat, que controlavam desde 2012. Os combates duraram até as 05h00 da madrugada (23h00 de Brasília).

"Dezenas de combatentes dos dois grupos perderam a vida", segundo Abdel Rahman.

Com a tomada destas posições situadas ao norte de Aleppo, o grupo jihadista se encontra a vinte quilômetros da cidade e "na linha de frente com as tropas do regime de Bashar al-Assad", sobretudo perto da zona industrial de Sheikh Najar.

O EI avançou sobretudo desde o nordeste de Aleppo, onde controla várias localidades, em particular Al Bab, um de seus redutos.

Aleppo está arrasada pela guerra e dividida em setores: os do oeste nas mãos do regime e os do leste sob controle rebelde.

Acompanhe tudo sobre:Direitos HumanosEstado IslâmicoSíria

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo