Mundo

Jihadismo só pode ser contido com apoio muçulmano, diz Obama

O presidente dos EUA pediu às comunidades muçulmanas que façam mais para combater o que ele chamou de "extremismo violento"


	O presidente americano, Barack Obama: críticos acusaram a Casa Branca de evitar relacionar o extremismo ao Islã
 (Saul Loeb/AFP)

O presidente americano, Barack Obama: críticos acusaram a Casa Branca de evitar relacionar o extremismo ao Islã (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2015 às 22h51.

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta quarta-feira às comunidades muçulmanas norte-americanas que façam mais para combater o que ele chamou de "extremismo violento" durante uma cúpula de três dias na Casa Branca sobre o assunto.

Críticos acusaram a Casa Branca de evitar relacionar o extremismo ao Islã, após os atentados cometidos por militantes islâmicos em Paris (França) e Copenhague (Dinamarca) recentemente.

"Os líderes muçulmanos precisam fazer mais para desmontar a crença de que nossas nações estão determinadas a suprimir o Islã", disse Obama, referindo-se à narrativa dos militantes islâmicos de que países ocidentais mantêm uma guerra contra o Islã.

Obama disse que os jovens muçulmanos são particularmente suscetíveis à propaganda extremista, que poderia incitá-los a aderir ao Estado Islâmico na Síria ou a realizar ataques dentro do país.

Cerca de 150 norte-americanos têm tentado viajar para a Síria para lutar com os militantes islâmicos, afirmaram funcionários de inteligência dos EUA em depoimento ao Congresso na semana passada.

O secretário de Segurança Interna, Jeh Johnson, começou a visitar comunidades muçulmanas em todo o país em junho do ano passado para alertá-las sobre os comportamentos a serem observados em jovens com potencial para se radicalizar.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)IslamismoPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

EUA anuncia medidas contra projetos chineses da Rota da Seda nas Américas após adesão da Colômbia

Peru anuncia criação de 'rota turística' do papa Leão XIV

'As ideias que Pepe plantou todos esses anos não morrem’, diz Lula no velório de Mujica

Inflação no Brasil vai cair conforme China exportar mais produtos para cá, diz estudo