Mundo

Jérôme Champagne se candidata à presidência da Fifa

O ex-braço direito de Joseph Blatter anunciou oficialmente nesta segunda-feira a sua candidatura


	Jerome Champagne: "Esperança para o futebol, esperança para todos" e "Reequilibrar o jogo em um 21º século globalizado" serão os slogans da campanha
 (Gianluigi Guercia/AFP)

Jerome Champagne: "Esperança para o futebol, esperança para todos" e "Reequilibrar o jogo em um 21º século globalizado" serão os slogans da campanha (Gianluigi Guercia/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 10h52.

Londres - Ex-braço direito de Joseph Blatter, Jérôme Champagne anunciou oficialmente nesta segunda-feira a sua candidatura à presidência da Fifa na próxima eleição da entidade, marcada para acontecer em junho de 2015.

Ex-vice-secretário geral do organismo que controla o futebol mundial, o francês de 55 anos de idade espera reunir forças para suceder o dirigente suíço, no comando desde 1998.

Ex-diplomata para França, Champagne deixou a Fifa em 2010, depois de 11 anos trabalhando para a entidade, e antes de entrar para o mundo do futebol atuou por quatro anos como vice-cônsul geral de seu país em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Ele também trabalhou como conselheiro diplomático e chefe de protocolo do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 1998, abrigada pela França, e se juntou à Fifa logo após Blatter ser eleito presidente.

No comando da Fifa há 16 anos, Blatter ainda não confirmou se lutará por um quinto mandato à frente da entidade, assim como o francês Michel Platini, hoje presidente da Uefa e possível aspirante ao cargo, não se lançou como candidato.

Ao oficializar a sua candidatura, Champagne disse que os slogans eleitorais de sua campanha serão os seguintes: "Esperança para o futebol, esperança para todos" e "Reequilibrar o jogo em um 21º século globalizado".

Se eleito, ele espera poder promover, entre outras coisas, a distribuição de poder para um maior número de clubes, evitando que a maior parte das receitas fique restrita aos times da elite das mais ricas ligas do mundo.

"Precisamos de uma Fifa diferente, mais democrática, mais respeitada, que se comporta melhor e faz mais", afirmou Champagne, ao lançar a sua campanha.

Blatter deverá anunciar se irá ou não se candidatar para um quinto mandato à frente da Fifa em junho, quando ocorrerá o congresso da entidade, em São Paulo, no mesmo mês em que a Copa do Mundo de 2014 começará. O duelo Brasil x Croácia irá abrir a competição, no dia 12 de junho, no Itaquerão.

Acompanhe tudo sobre:EsportesFifaFutebolJoseph Blatter

Mais de Mundo

Lula afirma que ataque de Israel que matou 9 irmãos em Gaza é 'ato vergonhoso e covarde'

Novo grupo de 103 deportados dos Estados Unidos chega ao Brasil

Irã convoca encarregado de negócios da França após comentarios “insultantes” de chanceler

Cargueiro com 'mercadorias perigosas' sofre naufrágio na Índia