Mundo

Jatos privados de Kadafi são detectados em Malta

Segundo a Al Jazeera, foram 3 aeronaves detectadas nesta quarta-feira - uma com destino a Viena, outra a Atenas e a última, ao Cairo

Muammar Kadafi, líder líbio: rebeldes esperam que voos signifiquem a fuga do ditador (AFP/Arquivo  Filippo Monteforte)

Muammar Kadafi, líder líbio: rebeldes esperam que voos signifiquem a fuga do ditador (AFP/Arquivo Filippo Monteforte)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2011 às 09h11.

Cairo - Três jatos privados da família do líder líbio, Muammar Kadafi, foram detectados pelo controle aéreo de Malta, indicou nesta quarta-feira a emissora de televisão árabe "Al Jazeera".

Segundo esta informação, os três aviões Falcon de Kadafi, cada um com capacidade de seis a oito passageiros decolaram de Trípoli com destino a Viena, Atenas e Cairo. Não se sabe, contudo, quem viaja no interior das aeronaves.

A notícia foi recebida em Benghazi, capital provisória dos revolucionários líbios, com tiros para o ar e mostras de entusiasmo, constatou a Agência Efe.

Em Atenas, fontes do Ministério de Exteriores grego disseram à Efe que um avião privado Falcon procedente de Trípoli sobrevoou nesta quarta-feira o espaço aéreo da Grécia em direção ao Cairo, sem indicar se a bordo viajava alguém próximo a Muammar Kadafi.

"A única coisa que podemos confirmar é que um avião (líbio) passou pelo espaço aéreo grego", disse uma fonte do Ministério.

Na última segunda-feira, a embaixada americana na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou que esta organização havia decidido ampliar para 24 horas por dia os voos de vigilância Awacs de alerta antecipado e de controle sobre a Líbia.

Assim, a Otan pretende ter uma ideia mais clara do que está realmente ocorrendo na Líbia e, nesse caso, controlar os movimentos de Kadafi e de seus próximos.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteÁfricaAviaçãoLíbiaGoverno

Mais de Mundo

Deputados rejeitam vetos de Milei, que acumula derrotas na Argentina

Após mobilização de forças dos EUA, Venezuela realiza exercícios militares em ilha do Caribe

Cuba estima em US$ 7,556 bilhões custo anual das sanções aplicadas pelos EUA

Congresso dos EUA convoca diretores de Discord, Twitch e Reddit após assassinato de Kirk