Mundo

Japão revisa para baixo PIB do segundo trimestre

Em comparação com o primeiro trimestre, o PIB real sofreu uma contração de 0,5%

Olimpíadas em Tóquio simbolizariam a recuperação do país depois do grande terremoto de março de 2011 (Japan National Tourism Organization/Divulgação)

Olimpíadas em Tóquio simbolizariam a recuperação do país depois do grande terremoto de março de 2011 (Japan National Tourism Organization/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2011 às 22h53.

Tóquio - O gabinete do governo do Japão informou que a economia do país sofreu uma contração maior do que a estimada no segundo trimestre deste ano, porque o impacto do terremoto e do tsunami de 11 de março sobre os investimentos das empresas foi maior do que se esperava.

A contração do produto Interno Bruto (PIB) do Japão no segundo trimestre foi revisada para 2,1% (taxa anualizada); a estimativa preliminar era uma contração de 1,3%. A revisão ficou em linha com a expectativa de economistas consultados pela Dow Jones. Em comparação com o primeiro trimestre, o PIB real sofreu uma contração de 0,5%; a estimativa preliminar era uma contração de 0,3%.

Segundo o governo japonês, um fator importante para essa revisão foi o indicador de investimentos das empresas, que mostrou uma queda de 0,9% no segundo trimestre; a estimativa preliminar era um crescimento de 0,2%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaJapãoIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPIB

Mais de Mundo

Senado fracassa em duas novas votações para pôr fim à paralisação do governo dos EUA

UE segue 'modelo Trump' e anuncia tarifas de até 50% sobre aço chinês

Relatórios internacionais destacam papel da China na promoção da paz e desenvolvimento sustentável

Trump diz que pedirá a Xi que compre soja dos EUA em sua próxima reunião