Mundo

Japão retoma construção de usina nuclear, 1ª após Fukushima

A J-Power, que não detalhou a data exata na qual retomará as obras, tinha previsto inaugurar a unidade em novembro de 2014

Funcionário checa os níveis de radiação em Fukushima: demanda de urânio deve aumentar com força (Tepco/AFP)

Funcionário checa os níveis de radiação em Fukushima: demanda de urânio deve aumentar com força (Tepco/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2012 às 06h52.

Tóquio - A operadora Electric Power Development (conhecida como J-Power) informou nesta segunda-feira que decidiu retomar as obras para construir uma central de energia atômica na província de Aomori (norte do Japão), a primeira depois do acidente nuclear de março de 2011 em Fukushima.

A empresa, que não detalhou a data exata na qual retomará as obras, tinha previsto inaugurar a unidade em novembro de 2014, embora a finalização do projeto será adiada por cerca de 18 meses devido à crise nuclear criada pelo tsunami do ano passado.

Apesar de endurecer os testes de segurança nas centrais por causa do acidente de Fukushima, o Governo japonês deu sinal verde às operadoras para continuar com a construção de novos reatores que teriam obtido a permissão das autoridades antes do início da crise nuclear.

O anúncio da J-Power acontece depois que em meados de setembro o Governo estabeleceu o objetivo de abandonar a energia nuclear na década de 2030, no meio do debate sobre a segurança das centrais atômicas.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaPaíses ricosÁsiaJapãoEnergiaacidentes-nuclearesUsinas nuclearesEnergia nuclearUsinasFukushima

Mais de Mundo

Mísseis guiados, ogivas e 1,3 milhão de soldados: veja o poderio bélico dos EUA contra a Venezuela

Secretário de Estado dos EUA anuncia novas sanções a juízes e promotores do TPI

Rússia diz que continua fornecendo petróleo à Índia apesar de tarifas dos EUA

Deputado da Finlândia é encontrado morto dentro do Parlamento