Mundo

Japão retoma buscas por desaparecidos no terremoto de 2011

Pelos dados da polícia do Japão, a tragédia deixou 15.873 mortos e 2.768 desaparecidos


	Exército japonês procura por sobreviventes: na tentativa de recontruir o país e ajudar as vítimas, o governo aprovou quatro orçamentos extraordinários
 (Paula Bronstein/Getty Images)

Exército japonês procura por sobreviventes: na tentativa de recontruir o país e ajudar as vítimas, o governo aprovou quatro orçamentos extraordinários (Paula Bronstein/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2012 às 09h25.

Brasília – Após 20 meses do terremoto seguido por tsunami no Nordeste do Japão, as autoridades do país retomaram a busca intensiva dos corpos de mais de 2.500 pessoas desaparecidas na tragédia. A polícia e a guarda costeira das províncias de Iwate e Miyagi comandam as operações. Pelos dados da polícia do Japão, a tragédia deixou 15.873 mortos e 2.768 desaparecidos. A maior parte das vítimas era moradora de Miyagi e Iwate, além de Fukushima.

Em Fukushima, a situação se agravou em decorrência de explosões e vazamentos radioativos na usina nuclear que fica na região. Mais de 80 mil pessoas foram retiradas da área devido aos elevados níveis de radiação.

O terremoto e o tsunami causaram uma crise no Japão, obrigando as autoridades a providenciar abrigo para cerca de 340 mil pessoas. A tragédia destruiu mais de 393 mil casas e deixou 27,5 milhões de toneladas de escombros.

Na tentativa de recontruir o país e ajudar as vítimas, o governo aprovou quatro orçamentos extraordinários, no valor de 190 mil milhões de euros. A Tepco, empresa gestora da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, indicou que os custos do acidente podem ser superiores a 96 bilhões de euros.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisJapãoPaíses ricosTerremotosTsunami

Mais de Mundo

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site

Democratas deixam Texas para bloquear manobra republicana que redistribui distritos eleitorais

Milei veta aumento a aposentados e pensionistas por invalidez na Argentina

China lidera mercado global de robótica pelo 12º ano consecutivo, com 302 mil unidades vendidas