Mundo

Japão registra mais de mil mortos e desaparecidos após terremoto

Há dificuldades para se realizar uma avaliação precisa devido ao grande número de áreas atingidas

Carros sendo levados por tsunami no Japão: país contabiliza prejuízos da tragédia (AFP)

Carros sendo levados por tsunami no Japão: país contabiliza prejuízos da tragédia (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2011 às 00h09.

Tóquio - O terremoto de 8,9 graus seguido de tsunami que atingiu o Japão nesta sexta-feira deixou mais de mil mortos e desaparecidos, segundo o último levantamento da polícia.

No total, 402 corpos já foram encontrados em diferentes localidades do norte e do leste do Japão, incluindo 200 no litoral de Sendai, na prefeitura de Miyagi, atingido por uma tsunami de 10 metros.

Além dos 402 mortos, há 673 desaparecidos e 991 feridos, informou a polícia às 06H45 local deste sábado, acrescentando que há dificuldades para se realizar uma avaliação precisa devido ao grande número de áreas atingidas.

A imprensa japonesa teme um grande número de mortos na ilha de Honshu, na costa nordeste do país, onde ondas monstruosas destruíram mais de 3.000 casas.

Os temores de que o número de mortos deve subir aumentaram depois que um navio com 100 pessoas a bordo foi arrastado, diversos trens estão desaparecidos, e uma represa rompeu, arrastando mais casas.

O ministro da defesa informou que em torno de 1.800 casas em Minamisoma, na prefeitura de Fukushima, estão destruídas, enquanto as autoridades do Sendai revelaram que 1.200 casas foram atingidas pelo tsunami.

Na pequena cidade de Ofunato, mais ao norte, 300 casas foram destruídas ou arrastadas.

Mais de 80 incêndios ocorrem nos arredores de Tóquio e nas prefeituras de Iwate, Miyagi, Akita e Fukushima, informou a Kyodo, citando o Departamento de Bombeiros japonês. O terremoto foi o mais forte já registrado no país.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisJapãoPaíses ricosTerremotosTsunami

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia