Mundo

Japão registra déficit comercial de US$ 10,64 bi em maio

De acordo com o Ministério das Finanças, as exportações caíram 10,3% em relação ao mês de maio de 2010, influindo na balança comercial do país

Foi o primeiro déficit comercial para o mês de maio desde 1979 (Robert Laberge/Getty Images)

Foi o primeiro déficit comercial para o mês de maio desde 1979 (Robert Laberge/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2011 às 06h39.

Tóquio - O Japão registrou déficit comercial de 853,7 bilhões de ienes (US$ 10,640 bilhões) em maio, o maior resultado negativo em quase dois anos e meio, ainda sob o impacto do terremoto e tsunami de 11 de março.

O dado informado pelo governo japonês nesta segunda-feira se segue a um déficit revisado de 464,8 bilhões de ienes em abril e foi o maior rombo no comércio exterior do país desde os 967,94 bilhões de ienes de janeiro de 2009, em meio à crise financeira global. O déficit também ficou acima dos 744 bilhões de ienes previstos pelos economistas consultados pelas agências Dow Jones e Nikkei.

Foi o primeiro déficit comercial para o mês de maio desde 1979, quando o governo iniciou o cálculo de dados comparáveis.

De acordo com o Ministério das Finanças, as exportações caíram 10,3% em relação ao mês de maio do ano passado, número pior do que o declínio de 8,1% previsto pelos economistas. As importações aumentaram 12,3% na mesma comparação, contra um crescimento anual de 13,1% estimado pelos economistas. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDéficit comercialDesastres naturaisJapãoPaíses ricosTerremotos

Mais de Mundo

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump

Hamas liberta primeiras reféns parte do acordo de cessar-fogo com Israel