Médico checa o nível de radiação de uma mulher em Nihonmatsu, no Japão (Yomiuri Shimbun/AFP)
Da Redação
Publicado em 14 de março de 2011 às 19h29.
Genebvra - O Governo japonês aceitou a assistência de 15 países - de um total de 91 que lhe ofereceram ajuda - que enviaram pessoal médico e equipes de busca e resgate de vítimas do terremoto em zonas urbanas, informou nesta segunda-feira o Escritório de Ajuda Humanitária da ONU (Ocha).
Em seu relatório diário sobre a situação no Japão, a entidade do sistema ONU assinala também que as maiores equipes foram enviadas pelos Estados Unidos (que deslocou 148 especialistas), França, Coreia do Sul e Austrália.
A Ocha indicou que os centros de ajuda para receber a população evacuada das zonas afetadas pelo terremoto e posterior tsunami sofrem problemas de escassez de água potável, alimentos, cobertores e instalações sanitárias. Segundo a entidade, o Governo japonês está tentando resolver essas necessidades.
De maneira mais geral, o acesso à água "é uma preocupação" por sua contaminação e salinidade, acrescentou o relatório da Ocha.
O organismo da ONU indicou que 1,4 milhão de lares em 14 cidades não têm acesso a água, segundo dados do Ministério de Saúde do Japão.