Mundo

Japão quer propor ao G7 'novas ideias' para reforçar sanções contra Rússia

O premiê japonês falou horas antes da teleconferência com os líderes do G7 e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

Ainda segundo ele, há crescente preocupação com a potencial transferência de armas letais da China para a Rússia (Issei Kato/Reuters)

Ainda segundo ele, há crescente preocupação com a potencial transferência de armas letais da China para a Rússia (Issei Kato/Reuters)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 24 de fevereiro de 2023 às 17h02.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2023 às 17h03.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, afirmou nesta sexta-feira, 24, que planeja apresentar aos países do G7 uma série de "novas ideias" para sanções contra a Rússia, por causa da guerra na Ucrânia. Kishida preside hoje uma reunião online de cúpula do G7, para marcar um ano do início da invasão russa.

Kishida é o presidente do G7 neste ano. Em entrevista coletiva, ele disse que planeja telefonar para outros países para interromper o apoio militar à Rússia.

O premiê japonês falou horas antes da teleconferência com os líderes do G7 e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. No encontro, o grupo discute o quadro recente na guerra e reafirmar a solidariedade à Ucrânia, afirmou Kishida, sem dar detalhes sobre as novas ideias para sanções contra Moscou.

Ainda segundo ele, há crescente preocupação com a potencial transferência de armas letais da China para a Rússia. O G7 deve enviar uma "mensagem clara" a terceiros países para interromper o envio de armas à Rússia, acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:G7 – Grupo dos SeteJapãoRússiaVolodymyr-Zelensky

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'