Mundo

Japão planeja emitir US$ 124 bi em bônus por terremoto

O governo está se esforçando para juntar a verba necessária para as operações de resgate e reconstrução após o terremoto e o tsunami seguidos de acidente nuclear

BoJ, o BC japonês: ajuda financeira para a recuperação do país (Wikimedia Commons)

BoJ, o BC japonês: ajuda financeira para a recuperação do país (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2011 às 00h18.

Tóquio - O governo japonês está planejando emitir mais de 10 trilhões de ienes, ou 124 bilhões de dólares, em bônus emergenciais para financiar os gastos com as vítimas de desastres depois do devastador terremoto da semana passada, informou o jornal Sankei na sexta-feira (horário local).

O governo pedirá ao Banco do Japão (BOJ) para subscrever a emissão total dos títulos de emergência, segundo o jornal, citando "fontes governamentais diversas".

A lei proíbe que o BOJ subscreva diretamente bônus do governo, a não ser sob "circunstâncias especiais" que justifiquem tal ação, e se o Parlamento aprovar.

De acordo com o jornal, o governo acredita que o pior terremoto da história do Japão se qualifique como "circunstâncias especiais" e pedirá, então, para que o banco dê andamento ao processo.

O governo está se esforçando para juntar a verba necessária para as operações de resgate e reconstrução após o terremoto e o tsunami que provocaram um dos mais graves acidentes nucleares do mundo, na usina de Fukushima Daiichi.

Acompanhe tudo sobre:SaláriosPaíses ricosÁsiaDesastres naturaisTerremotosJapãoTsunamiBônus

Mais de Mundo

Incêndio em prédio de Hong Kong dura mais de 24 horas e mata ao menos 75 pessoas

Venezuela proíbe voos de seis companhias ao país, incluindo a Gol

Banco Fonplata valoriza resultado da COP30, mas pede apoio direto às cidades

Rússia diz que só acaba com guerra se Kiev abandonar territórios disputados