Mundo

Japão planeja comprar 20% dos bônus que a zona do euro emitirá este mês

O ministro de Finanças japonês, Yoshihiko Noda, classificou de "adequado" que o Japão adquira dívida do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira

Yoshihiko Noda, ministro de Finanças japonês: reservas em euro para realizar a compra (Yoshihiko Noda, ministro de Finanças japonês)

Yoshihiko Noda, ministro de Finanças japonês: reservas em euro para realizar a compra (Yoshihiko Noda, ministro de Finanças japonês)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2011 às 06h11.

Tóquio - O ministro de Finanças japonês, Yoshihiko Noda, disse nesta terça-feira que o Japão projeta comprar ao redor de 20% dos bônus que a zona do euro emitirá, no final deste mês, em apoio à Irlanda, informou a agência "Kyodo".

Noda classificou de "adequado" que o Japão adquira dívida do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (EFSF), que na última semana de janeiro deverá emitir bônus para financiar o resgate da Irlanda, algo entre três e cinco bilhões de euros para vencimento em cinco anos.

O Japão utilizará suas reservas em euro para realizar a compra.

O objetivo é "impulsionar a confiança no EFSF e fazer uma contribuição como um dos principais países" do mundo, indicou o ministro das Finanças.

Após os comentários de Noda, o euro se valorizou até os US$ 1,2991 no mercado de divisas de Tóquio, frente aos US$ 1,2952 em que era cotado pouco antes.

O EFSF prevê lançar durante 2011 um total de três emissões para arrecadar até 16,5 bilhões de euros este ano e até 10 bilhões em 2012, dentro do complexo mecanismo empregado pela zona do euro para financiar o resgate da Irlanda.

Na semana passada, a União Europeia lançou com sucesso sua primeira emissão de obrigações de dívida para financiar o resgate de 85 bilhões de euros, dos quais os países da zona do euro fornecerão 17,7 bilhões a partir do EFSF.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrises em empresasEuropaJapãoPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Mundo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente