Mundo

Japão pede medidas contra navio da ONG Sea Shepherd

Japão pediu ao governo holandês medidas concretas contra o navio da organização ambientalista Sea Shepherd, de bandeira holandesa

O navio Bob Barker, da organização ambientalista Sea Shepherd: navio chocou-se com um baleeiro japonês no oceano Austral no domingo (William West/AFP)

O navio Bob Barker, da organização ambientalista Sea Shepherd: navio chocou-se com um baleeiro japonês no oceano Austral no domingo (William West/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2014 às 10h08.

Tóquio - O Japão pediu nesta segunda-feira ao governo holandês medidas concretas contra o navio da organização ambientalista Sea Shepherd, de bandeira holandesa, que, neste domingo, chocou-se com um baleeiro japonês no oceano Austral.

O navio "Bob Barker" da organização que combate a caça de baleias e o navio baleeiro da frota japonesa "Yushin Maru N°2" sofreram uma colisão e se acusaram mutuamente.

Segundo o Sea Shepherd, o choque foi provocado pelo barco japonês para impedir que a embarcação ecologista se aproximasse de outro baleeiro nipônico, o "Nisshin Maru".

Por sua parte, o secretário do governo japonês, Yoshihide Suga, acusou a ONG fundada pelo canadense Paul Watson de ser responsável pelo incidente, e denunciou um "ato de sabotagem extremamente perigoso".

Apesar de a caça comercial às baleias estar proibida desde 1986, o Japão continua com a prática dentro de um programa de pesquisa científica chamado Jarpa II.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaMeio ambienteJapãoTransportesONGsNavios

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista