Mundo

Fortes chuvas no Japão provocam o deslocamento de 1 milhão de pessoas

Algumas partes da ilha de Kyushu tiveram até 100 centímetros de chuva, aproximadamente a quantidade esperado para todo o mês de julho

Japão: além dos 1,02 milhão de moradores retirados, outros 930 mil outros foram aconselhados a deixar Kagoshima e Miyazaki (Mandatory/Reuters)

Japão: além dos 1,02 milhão de moradores retirados, outros 930 mil outros foram aconselhados a deixar Kagoshima e Miyazaki (Mandatory/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 3 de julho de 2019 às 11h10.

Última atualização em 3 de julho de 2019 às 11h18.

Tóquio — O Japão ordenou que mais de 1 milhão de pessoas de Kyushu, ilha no extremo sul do país, busquem proteção em abrigos e outras áreas seguras nesta quarta-feira, já que chuvas intensas ameaçam desencadear amplos deslizamentos de terra.

Algumas partes do sul de Kyushu tiveram até 100 centímetros de chuva desde sexta-feira, aproximadamente a quantidade esperado para todo o mês de julho, disse a emissora japonesa NHK, e meteorologistas acreditam que até 30 centímetros adicionais podem cair em algumas áreas até a noite de quinta-feira.

Ordens de retirada foram emitidas para 1,02 milhão de moradores das regiões de Kagoshima e Miyazaki, no extremo sul de Kyushu, segundo a NHK. Cerca de 930 mil outros foram aconselhados a partir, mas não havia dados imediatos sobre quantos de fato o fizeram.

"Moro sozinha perto de um rio, e assusta pensar na água subindo", disse uma mulher em um abrigo à NHK. Outra disse que o volume de chuva que caiu foi "terrível".

Imagens de televisão mostraram rios repletos de água marrom em alta velocidade, nas nenhum havia transbordado até a noite local desta quarta-feira, embora um dique baixo tenha se rompido.

Vários deslizamentos de terra pequenos foram relatados, inclusive um que arrastou dois carros. Até agora não há relatos de feridos.

Em Tóquio, o primeiro-ministro Shinzo Abe disse que os moradores deveriam "adotar medidas para proteger suas vidas, inclusive a saída precoce", e ordenou que os militares se preparem para operações de resgate.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasEnchentesJapão

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado