Mundo

Japão irá liberar 7,9 milhões de barris de suas reservas de petróleo

Anúncio é resposta à chamada da AIE para frear o aumento do preço dessa commodity

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2011 às 06h38.

Tóquio - O Governo japonês anunciou nesta sexta-feira que irá liberar 7,9 milhões de barris de petróleo de suas reservas em resposta à chamada da Agência Internacional da Energia (AIE) para frear o aumento do preço dessa commodity.

Este volume, que será liberado na segunda-feira e equivale ao consumo médio do país durante três dias, é a contribuição japonesa para os 60 milhões de barris que a AIE pediu na quinta-feira a seus 28 países-membros para atenuar a escassez de aproximadamente 1,4 milhão de barris diários causada pela guerra na Líbia.

Dos 60 milhões, a metade será procedente dos Estados Unidos, 30% da Europa e 20% dos países asiáticos.

"O Japão adotará as medidas apropriadas segundo vá sendo necessário para responder às condições (de oferta e procura de petróleo) internas e externas", segundo explicou o ministro da Economia, Banri Kaieda, em declarações recolhidas pelo diário "Nikkei".

Os 7,9 milhões dispensados pelo Japão procedem das reservas estratégicas que por lei as petrolíferas japonesas devem manter e que devem equivaler à quantidade necessária para cobrir as necessidades diárias da economia japonesa durante 70 dias.

A AIE recorreu ao uso de seus fundos estratégicos em apenas duas ocasiões anteriores. A primeira foi durante a invasão do Kuwait pelo Iraque, em 1991, e a segunda após a passagem do furacão Katrina pelo Golfo do México, em 2005.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaJapãoPaíses ricosPetróleoPreços

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação