Mundo

Japão irá debater sequestros na Coreia do Norte

Governo do Japão informou que enviará delegação à Coreia do Norte para discutir avanços na investigação de sequestro de japoneses


	Bandeira da Coreia do Norte: sequestros foram realizados durante décadas
 (Cancan Chu/Getty Images)

Bandeira da Coreia do Norte: sequestros foram realizados durante décadas (Cancan Chu/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2014 às 11h51.

Tóquio - O governo do Japão informou nesta quarta-feira que enviará uma delegação a Pyongyang no próximo dia 27 para discutir os avanços na investigação do sequestro de cidadãos japoneses realizados durante décadas pelo regime norte-coreano.

A delegação será formada por 10 membros e liderada pelo diretor para a Ásia Pacífico da Chancelaria japonesa, Junichi Ihara, explicou em entrevista coletiva o porta-voz Yoshihide Suga.

Suga detalhou que o grupo se reunirá durante dois dias com representantes do "Comitê de Investigação Especial" que a Coreia do Norte concordou em maio em estabelecer para resolver este assunto.

Em troca, o Japão decidiu suspender parte das sanções que mantinha há anos sobre o regime dos Kim.

O objetivo da visita, que durará três dias, é Tóquio poder saber com mais profundidade o estado no qual está a investigação, já que a Coreia do Norte não apresentou no início de outubro, como estava combinado, um relatório.

O governo do primeiro-ministro Shinzo Abe exige uma investigação minuciosa para resolver o tema dos sequestros de cidadãos japoneses realizados nos anos 70 e 80 pela Coreia do Norte para treinar seus espiões.

O Japão afirma que entre 1977 e 1983 pelo menos 17 japoneses (dos quais só cinco voltaram ao país) foram sequestrados pela Coreia do Norte para dar lições de cultura e idioma em seus programas de treinamento de espiões.

Em 2002 a Coreia do Norte admitiu 13 sequestros, mas argumentou que, fora os cinco cidadãos que devolveu ao Japão, oito morreram e que quatro deles nunca chegaram a pisar em solo norte-coreano, versão que não conta com a confiança do governo japonês.

A polícia japonesa elevou para mais de 800 os casos que investiga a esse respeito.

O sequestro de cidadãos é a maior impedimento para o estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosCoreia do NorteÁsiaJapãoSequestros

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza