Mundo

Japão: governador de Tóquio renuncia ao cargo

Shintaro Ishihara quer deixar o cargo para voltar à política nacional e criar um novo partido


	Em abril, Ishihara fez uma declaração surpresa de que o governo de Tóquio iria comprar as ilhas Senkaku de proprietários privados, o que irritou a China
 (Junko Kimura/Getty Images)

Em abril, Ishihara fez uma declaração surpresa de que o governo de Tóquio iria comprar as ilhas Senkaku de proprietários privados, o que irritou a China (Junko Kimura/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2012 às 05h36.

Tóquio - O governador de Tóquio, Shintaro Ishihara, anunciou hoje sua intenção de deixar o cargo para voltar à política nacional e criar um novo partido. "Vou apresentar minha renúncia hoje", disse Ishihara, em uma entrevista coletiva convocada de última hora. Ele foi responsável por desencadear o atual impasse diplomático entre Japão e China sobre a disputa territorial de ilhas no Mar da China Oriental.

Em abril, Ishihara fez uma declaração surpresa de que o governo de Tóquio iria comprar as ilhas Senkaku de proprietários privados japoneses. Isso acabou por catalisar a decisão do governo japonês de comprar e nacionalizar as ilhas, o que irritou Pequim.

Segundo traders, a decisão de Ishihara não afetou o mercado. Ele é visto como um político de direita, que pode elevar as tensões com China. Para os analistas, sua saída pode melhorar o ambiente e ocasionar uma desvalorização do iene. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaPaíses ricosÁsiaJapãoGoverno

Mais de Mundo

Trump anuncia acordo entre Israel e Hamas e diz que paz em Gaza 'está próxima'

Voto impresso: Argentina tem polêmicas em primeira eleição que usará cédula única

Adeus, carimbo: brasileiros terão novas regras para entrar na Europa a partir de domingo

Jato espião do Exército dos EUA monitora China e Coreia do Norte, diz revista