Mundo

Japão estima em até US$308 bi prejuízo com terremoto, diz jornal

A estimativa abrange as perdas envolvendo estradas, moradias, fábricas e outros tipos de infraestrutura, mas não inclui os prejuízos na atividade econômica

O governo vai utilizar a previsão para criar planos para combater os problemas causados pelo tremor e um orçamento emergencial para financiar os custos com a recuperação (Fred Dufour/AFP)

O governo vai utilizar a previsão para criar planos para combater os problemas causados pelo tremor e um orçamento emergencial para financiar os custos com a recuperação (Fred Dufour/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2011 às 08h36.

Tóquio - O governo japonês estima que o prejuízo total causado pelo devastador terremoto que atingiu o nordeste do país neste mês fique entre 15 e 25 trilhões de ienes (185-308 bilhões de dólares), reportou o jornal Nikkei na quarta-feira (horário local).

O ministro da Economia, Kaoru Yosano, vai apresentar a projeção em um encontro entre ministros que ocorrerá na quarta-feira, afirmou o jornal, sem citar fontes.

O valor superaria em muito os 10 trilhões de ienes em prejuízos com o terremoto que acometeu Kobe, em 1995, segundo o Nikkei.

A estimativa abrange as perdas envolvendo estradas, moradias, fábricas e outros tipos de infraestrutura, mas não inclui os prejuízos na atividade econômica decorrentes da interrupção na produção de energia elétrica e do acidente nuclear na usina de Fukushima, de acordo com o jornal.

O governo vai utilizar a previsão para criar planos para combater os problemas causados pelo tremor e um orçamento emergencial para financiar os custos com a recuperação, disse o Nikkei.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaDesastres naturaisTerremotosJapãoTsunami

Mais de Mundo

Decisão da venda de chips da Nvidia à China está na mesa de Trump, diz secretário

Vulcão na Etiópia entra em erupção pela 1ª vez após quase 12 mil anos

Trump diz que visitará China em abril após 'ótima conversa' com Xi

EUA designa Cartel de los Soles, da Venezuela, como organização terrorista