Mundo

Japão envia caças contra presença de aeronaves russas nos limites do espaço aéreo do arquipélago

Aviões sobrevoaram uma área disputada entre Tóquio e Moscou

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 13 de setembro de 2024 às 08h20.

Última atualização em 13 de setembro de 2024 às 08h23.

Tudo sobreJapão
Saiba mais

O Japão ordenou o envio de caças em resposta à presença de aeronaves russas, que voaram ao redor do arquipélago pela primeira vez em cinco anos, disse o Ministério da Defesa japonês.

De acordo com um comunicado, aviões Tu-142 do exército russo sobrevoaram o arquipélago na quinta-feira, 12, desde a região sul de Okinawa até a ilha de Hokkaido, ao norte.

Os aviões não entraram no espaço aéreo japonês, mas sobrevoaram uma área disputada entre Tóquio e Moscou, disse um funcionário do ministério à AFP na sexta-feira.

“Em resposta, mobilizamos urgentemente aeronaves de combate das forças de defesa aérea”, afirmou o comunicado da Defesa.

A última vez que a aviação russa cercou o Japão foi em 2019, disse o responsável ministerial, mas nessa ocasião foi com bombardeios que penetraram no espaço aéreo japonês.

Esta semana, as forças navais da Rússia e da China iniciaram manobras conjuntas no Mar do Japão, que se estende entre o arquipélago, a península coreana e a costa oriental russa.

As manobras fazem parte de um exercício naval descrito pelo presidente russo, Vladimir Putin, como o mais importante do gênero em três décadas.

Acompanhe tudo sobre:JapãoRússiaAviaçãoÁsia

Mais de Mundo

Premiê polonês diz que negociações de paz na Ucrânia podem começar nos próximos meses

Grupo japonês vencedor do Nobel da Paz pede mundo sem armas nucleares

Turquia não permitirá que Síria seja dividida, adverte Erdogan

Mohamed al-Bashir é nomeado primeiro-ministro interino da Síria até março