Mundo

Japão e Coreia do Sul têm produção industrial maior em dezembro

Resultado deixa japoneses mais confiantes em um crescimento neste trimestre, enquanto sul-coreanos devem aumentar as taxas de juros para conter a inflação

Fábrica de papel na Coreia do Sul: avanço mensal da produção no país foi de 2,8% (Chung Sung-Jun/Getty Images)

Fábrica de papel na Coreia do Sul: avanço mensal da produção no país foi de 2,8% (Chung Sung-Jun/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2011 às 07h30.

Tóquio - A produção industrial do Japão e da Coreia do Sul cresceu mais que o esperado em dezembro, sinal de que a redução dos estoques e a retomada da demanda exportadora ajudará a sustentar a recuperação da economia neste ano.

Os dados do Japão apoiam a percepção do banco central de que a economia deve voltar a crescer neste trimestre, após uma contração nos últimos três meses do ano passado ter sido induzida pelo fim de incentivos estatais à compra de automóveis.

A alta da produção fabril também aumenta expectativas de que o BC sul-coreano elevará ainda mais as taxas de juros neste ano para conter as pressões inflacionárias.

A produção industrial japonesa subiu 3,1 por cento em dezembro, mais que a estimativa de 2,9 por cento, devido à forte demanda externa por carros e componentes eletrônicos, informou o Ministério de Economia, Comércio e Indústria nesta segunda-feira.

A leitura com ajustes sazonais da indústria sul-coreana mostrou que a produção avançou 2,8 por cento em dezembro, ante previsões de 2 por cento em uma pesquisa da Reuters.

Comparado ao mesmo período do ano anterior, a produção cresceu 9,8 por cento na Coreia do Sul, ligeiramente menos que as expectativas de 10,1 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralÁsiaDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoIndústriaPolítica monetária

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher