Mundo

Japão atinge novo recorde histórico de temperatura ao registrar 41,2 graus

A cidade de Fukuchiyama, localizada na província de Kyoto, atingiu 40,6 graus, e Nishiwaki, também em Hyōgo, chegou a 40 graus, tornando-se as primeiras cidades do país a superar os 40 graus neste ano

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 30 de julho de 2025 às 08h48.

Tudo sobreClima
Saiba mais

A região japonesa de Tanba, na província de Hyōgo, registrou uma temperatura recorde nacional de 41,2 graus nesta quarta-feira às 14h39 (horário local, 2h39 de Brasília), em meio ao calor extremo que afeta todo o país, com os termômetros marcando mais de 40 graus em várias cidades.

A cidade de Fukuchiyama, localizada na província de Kyoto, atingiu 40,6 graus, e Nishiwaki, também em Hyōgo, chegou a 40 graus, tornando-se as primeiras cidades do país a superar os 40 graus neste ano.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) alertou os cidadãos sobre a possibilidade de sofrerem insolação se não tomarem as precauções necessárias, como manter-se hidratados e limitar o tempo de atividades ao ar livre.

O recorde nacional anterior era de 41,1 graus, registrado em julho de 2018 em Kumagaya (província de Saitama) e em agosto de 2020 em Hamamatsu (província de Shizuoka).

No mês passado, o Japão registrou as temperaturas médias mais altas desde que há registros (1898), quando a temperatura média do mês foi 2,34°C superior à média mensal geral registrada entre 1991 e 2020, superando o recorde anterior de 2020, quando foi 1,43°C superior à média, segundo a JMA.

Acompanhe tudo sobre:ClimaMudanças climáticasJapão

Mais de Mundo

Trump anuncia acordo com Coreia do Sul para reduzir tarifa de 25% para 15%

Canadá anuncia intenção de reconhecer o Estado palestino em setembro

No dia do decreto de Trump, Mauro Vieira é chamado para encontro com Rubio pela 1ª vez em Washington

Análise: tarifaço de Trump contra o Brasil esfria crise, mas clima de incerteza prossegue