Mundo

Japão atinge novo recorde histórico de temperatura ao registrar 41,2 graus

A cidade de Fukuchiyama, localizada na província de Kyoto, atingiu 40,6 graus, e Nishiwaki, também em Hyōgo, chegou a 40 graus, tornando-se as primeiras cidades do país a superar os 40 graus neste ano

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 30 de julho de 2025 às 08h48.

Tudo sobreClima
Saiba mais

A região japonesa de Tanba, na província de Hyōgo, registrou uma temperatura recorde nacional de 41,2 graus nesta quarta-feira às 14h39 (horário local, 2h39 de Brasília), em meio ao calor extremo que afeta todo o país, com os termômetros marcando mais de 40 graus em várias cidades.

A cidade de Fukuchiyama, localizada na província de Kyoto, atingiu 40,6 graus, e Nishiwaki, também em Hyōgo, chegou a 40 graus, tornando-se as primeiras cidades do país a superar os 40 graus neste ano.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) alertou os cidadãos sobre a possibilidade de sofrerem insolação se não tomarem as precauções necessárias, como manter-se hidratados e limitar o tempo de atividades ao ar livre.

O recorde nacional anterior era de 41,1 graus, registrado em julho de 2018 em Kumagaya (província de Saitama) e em agosto de 2020 em Hamamatsu (província de Shizuoka).

No mês passado, o Japão registrou as temperaturas médias mais altas desde que há registros (1898), quando a temperatura média do mês foi 2,34°C superior à média mensal geral registrada entre 1991 e 2020, superando o recorde anterior de 2020, quando foi 1,43°C superior à média, segundo a JMA.

Acompanhe tudo sobre:ClimaMudanças climáticasJapão

Mais de Mundo

Trump anuncia que vai classificar Antifa como organização terrorista

Deputados rejeitam vetos de Milei, que acumula derrotas na Argentina

Após mobilização de forças dos EUA, Venezuela realiza exercícios militares em ilha do Caribe

Cuba estima em US$ 7,556 bilhões custo anual das sanções aplicadas pelos EUA