Mundo

Janet Yellen permanecerá à frente do Tesouro dos EUA

Segundo funcionários da Casa Branca, em meio à renovação do gabinete de Joe Biden, ela aceitou o pedido

Yellen: Esta decisão garante a estabilidade no Tesouro diante da luta no Congresso para elevar o teto da dívida (Leah Millis/Foto de arquivo/Reuters)

Yellen: Esta decisão garante a estabilidade no Tesouro diante da luta no Congresso para elevar o teto da dívida (Leah Millis/Foto de arquivo/Reuters)

AO

Agência O Globo

Publicado em 10 de janeiro de 2023 às 17h35.

Última atualização em 10 de janeiro de 2023 às 17h38.

O presidente americano, Joe Biden, pediu À secretária do Tesouro, Janet Yellen, que permaneça em seu posto, o que foi aceito por ela, disse nesta terça-feira um funcionário da Casa Branca a par do assunto.

O pedido foi feito em meados de dezembro. Biden está se preparando para a renovação de seu gabinete e surgiram dúvidas sobre quanto tempo Yellen permaneceria em sua administração.

Anteriormente, a Bloomberg informara que Yellen, de 76 anos, estava disposta a seguir como secretária do Tesouro depois das eleições de metade de período. Em novembro, ela disse à NBC que sua intenção era permanecer no cargo "enquanto durasse o atual mandato de Biden". Funcionários do Tesouro não quiseram comentar.

Esta decisão garante a estabilidade no Tesouro diante da luta no Congresso para elevar o teto da dívida e lidar com uma ameaça de recessão à medida em que o Fed (BC americano) eleva as taxas de juros para tentar segurar a inflação.

A mudança também dá a Yellen mais tempo para realizar algumas de suas principais prioridades, incluindo uma reformulação do Internal Revenue Service, reformas no Banco Mundial e aumentar a pressão sobre a Rússia sobre sua guerra na Ucrânia por meio de sanções e o teto do preço do petróleo.

LEIA TAMBÉM: 

Departamento de Estado dos EUA: Bolsonaro tem 30 dias para deixar país ou mudar visto

Biden, Trudeau e López Obrador condenam "ataques à democracia" no Brasil

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Janet Yellen

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia