Mundo

James Cameron retrata Trump como "um louco" em curta; veja

O filme "Not Reality TV" mostra os estragos humanos e materiais provocados pelas mudanças climáticas nos EUA e foi exibido durante a Convenção Democrática

Trump: "um louco" e "incrivelmente imprudente, extremamente perigoso", afirmou James Cameron na Convenção Democrata. (Getaway)

Trump: "um louco" e "incrivelmente imprudente, extremamente perigoso", afirmou James Cameron na Convenção Democrata. (Getaway)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 29 de julho de 2016 às 11h57.

São Paulo - O diretor de Titanic e Avatar, James Cameron, é um ativista ambiental de longa data, e nos últimos anos tem produzido alguns documentários curtos sobre as mazelas ecológicas que assolam o mundo. Sua mais recente produção foi exibida durante a Convenção Democrata, nos Estados Unidos, nesta semana.

O filme "Not Reality TV" mostra os estragos humanos e materiais provocados por enchentes, furacões e secas extremas pelo mundo, e é todo narrado pela atriz americana Sigourney Weaver, estrela de Alien.

"Fizemos este filme para mostrar a realidade da mudança climática e como ela afeta a vida de milhares de pessoas", disse Cameron antes da exibição do curta. Ele não poupou críticas ao candidato republicano Donald Trump, que diz não acreditar nas mudanças climáticas.

"Um louco" e "incrivelmente imprudente, extremamente perigoso", afirmou Cameron, referindo-se à afirmação de Trump de que ele iria rasgar o acordo climático Paris, onde os países se comprometem a reduzir suas emissões de gases efeito estufa, vilões do clima. 

O filme traz cenas do candidato republicano dizendo que o "aquecimento global é uma farsa" e que "seria bom que o mundo esquentasse porque está fazendo muito frio". Muito do barulho criado pelos céticos do clima, como Trump, vem da confusão entre o conceito de tempo e de clima: ao contrário do que pode parecer, o tempo frio não contradiz a mudança do clima.

yt thumbnail

A plataforma do Partido Democrata, por outro lado, promete que nos primeiros 100 dias da administração Clinton, a presidente vai realizar uma reunião de cúpula de engenheiros, cientistas do clima, especialistas, ativistas e comunidades indígenas para elaborar um plano de combate contra as mudanças climáticas. 

"O rápido aumento do nível do mar ameaça comunidades costeiras e provoca migrações pelo mundo, e eventos extremos como incêndios e furacões ficam cada vez mais fora de controle a medida que a temperatura global sobe. Para salvar nosso planeta precisamos nos mobilizar como fizemos na Segunda Guerra Mundial, pois a ameaça para nosso país e nossas crianças é grave", alertou Cameron. 

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEmpresáriosEstados Unidos (EUA)FilmesJames CameronMeio ambientePaíses ricosPartido Democrata (EUA)

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos