Mundo

Jacinda Ardern será a próxima primeira-ministra da Nova Zelândia

Aos 37 anos, ela será a líder mais nova do país, tendo sido comparada ao presidente da França, Emmanuel Macron, e ao premiê do Canadá, Justin Trudeau

Jacinda Ardern: o resultado da eleição nacional, realizada há quase um mês, só foi conhecido nesta quinta (19) (Charlotte Greenfield/Reuters/Reuters)

Jacinda Ardern: o resultado da eleição nacional, realizada há quase um mês, só foi conhecido nesta quinta (19) (Charlotte Greenfield/Reuters/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de outubro de 2017 às 16h45.

Última atualização em 19 de outubro de 2017 às 16h59.

Wellington - A líder opositora trabalhista Jacinda Ardern será a próxima primeira-ministra da Nova Zelândia e pretende conduzir o país de forma mais liberal após nove anos de governo conservador.

O resultado da eleição nacional, realizada há quase um mês, só foi conhecido nesta quinta-feira depois que o partido pequeno New Zealand First decidiu apoiar o Partido Trabalhista liberal de Ardern.

Com isso, aos 37 anos, ela será a líder mais nova do país, tendo sido comparada a outros líderes jovens, como o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Ardern afirmou que queria liderar um governo que cuide do meio ambiente e das pessoas mais vulneráveis do país. "É uma honra absoluta e um privilégio", disse.

Os neozelandeses esperaram desde as eleições de 23 de setembro para descobrirem quem irá governar o país, com o resultado não ficando claro logo depois. O dólar neozelandês caiu cerca de 2% após a votação.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:GovernoMulheresNova ZelândiaOposição política

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha