Mundo

Jacinda Ardern assume 2º mandato na Nova Zelândia, após vitória esmagadora

Jacinda Ardern nomeou membros de seu governo, uma equipe com significativa presença feminina, apenas três semanas após vencer a eleição na Nova Zelândia

JACINDA ARDERN: “Estamos reabrindo a economia, mas não a vida social das pessoas”  (Mark Mitchell - Pool/Reuters)

JACINDA ARDERN: “Estamos reabrindo a economia, mas não a vida social das pessoas” (Mark Mitchell - Pool/Reuters)

A

AFP

Publicado em 6 de novembro de 2020 às 07h31.

Última atualização em 6 de novembro de 2020 às 08h25.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, prestou juramento em inglês e maori, nesta sexta-feira (6), para um segundo mandato, três semanas após sua impressionante vitória nas urnas. 

A política vai seguir dando o tom na bolsa? Vai. E você pode aproveitar as oportunidades. Assine gratuitamente a EXAME Research

A carismática primeira-ministra de 40 anos também nomeou membros de seu governo, uma equipe com significativa presença feminina e na qual a comunidade Maori está bem representada.

Esta equipa governamental "tem perspectivas muito diferentes, talento, experiência e, como acontece em tempos de crise, um enorme compromisso com o país", disse Ardern.

Bastante elogiada por sua gestão da crise do coronavírus no território, a primeira-ministra recebeu 50% dos votos, e seu partido conquistou 65 das 120 cadeiras no Parlamento.

A principal sigla da oposição, o Partido Nacional (de centro direita), conquistou 33 cadeiras. Seu vice-presidente, Gerry Brownlee, que liderou a campanha eleitoral, deixou o cargo.

Ardern destacou que sua prioridade é continuar lutando contra a pandemia e relançar a economia, afundada pelo impacto do coronavírus.

Ela também prometeu promover projetos de infraestrutura, especialmente a construção de moradias sociais e investimentos em energias renováveis, e a formulação de políticas para continuar reduzindo as desigualdades e a pobreza no país.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesNova ZelândiaPolítica

Mais de Mundo

Otan afirma que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20