Mundo

Itália prende 2 por invasão de e-mail de presidente do BCE

Um tribunal de Roma ordenou a detenção de Giulio Occhionero e de sua irmã Francesca Maria Occhionero pelo roubo de segredos de Estado

BCE: um deles utilizou um malware para infectar as contas de e-mail para que pudesse fazer "investimentos baseados em informação reversa" (AFP/Patrik Stollarz)

BCE: um deles utilizou um malware para infectar as contas de e-mail para que pudesse fazer "investimentos baseados em informação reversa" (AFP/Patrik Stollarz)

R

Reuters

Publicado em 10 de janeiro de 2017 às 21h49.

Roma - A polícia italiana prendeu dois irmãos nesta terça-feira por invadirem o email do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, do ex-primeiro-ministro italiano Matteo Renzi e de milhares de outras pessoas.

Um tribunal de Roma ordenou a detenção de Giulio Occhionero, de 45 anos, e de sua irmã Francesca Maria Occhionero, de 48 anos, pelo roubo de segredos de Estado e hacking ilegal. Advogados dos dois não puderam ser imediatamente contatados.

"Houve dezenas de milhares de contas de email invadidas, entre elas contas pertencendo a banqueiros, empresários e até diversos cardeais do Vaticano", disse à Reuters Roberto Di Legami, chefe da unidade policial especializada em crimes cibernéticos, que conduziu a investigação.

Giulio Occhionero, formado em engenharia nuclear e co-fundador da empresa de investimentos Westland Securities, utilizou um malware para infectar as contas de e-mail para que pudesse fazer "investimentos baseados em informação reversa", disse Di Legami.

A conta de Draghi no Banco da Itália, do qual ele foi presidente, e a conta pessoal de Renzi na Apple, que ele usou quando era primeiro-ministro, estavam entre as contas infectadas pelo malware, de acordo com o mandato de prisão.

O e-mail oficial de Renzi como primeiro-ministro também foi alvo de ataque, segundo Di Legami.

A conta de Draghi no BCE, no entanto, não estava listada no mandato como alvo de ataque, e uma fonte próxima ao assunto disse que não há provas de uma invasão bem-sucedida a uma conta do BCE.

Acompanhe tudo sobre:BCEHackersItália

Mais de Mundo

Governo mexicano rechaça decisão de Trump de recriar programa “Fique no México”

Quem são as celebridades presentes na posse de Trump?

UE lança processo contra China na OMC por 'práticas desleais' sobre patentes

Quem está representando o Brasil na posse de Trump?