Mundo

Itália pode adiantar escolha de novo presidente

Como a Itália se encontra num limbo político, por causa do resultado inconclusivo das eleições gerais realizadas em fevereiro, é de interesse do país adiantar a eleição


	Mais de cinco semanas após as eleições, as facções políticas italianas não conseguiram chegar a um consenso para a formação de um novo governo
 (Mario Tama/Getty Images)

Mais de cinco semanas após as eleições, as facções políticas italianas não conseguiram chegar a um consenso para a formação de um novo governo (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2013 às 14h11.

Roma - A votação para escolher o novo presidente da Itália poderá ser antecipada para o próximo dia 18, afirmou nesta quarta-feira a presidente da câmara baixa do Parlamento, Laura Boldrini.

Como a Itália se encontra num limbo político, por causa do resultado inconclusivo das eleições gerais realizadas em fevereiro, é de interesse do país adiantar a eleição.

No dia 15, Laura vai decidir quando as duas Casas do Parlamento vão se reunir, junto com representantes regionais, para escolher um novo presidente, segundo comunicado da câmara.

A primeira sessão poderá ocorrer no dia 18, diz o comunicado, acrescentando que Laura consultou o atual presidente do país, Giorgio Napolitano, e o presidente do Senado antes de estabelecer um cronograma.

Mais de cinco semanas após as eleições, as facções políticas italianas não conseguiram chegar a um consenso para a formação de um novo governo, o que significa que o presidente talvez precise convocar um novo pleito para tentar solucionar o impasse.

A lei italiana, no entanto, estabelece que o presidente não pode convocar eleições nos últimos meses de mandato e o de Napolitano chega ao fim em 15 de maio. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEuropaGovernoItáliaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'