Mundo

Itália estuda pagar 1,5 mil euros a imigrantes que retornarem a seus países

Proposta não foi bem amparada por Umberto Bossi, líder do partido federalista, membro no Governo de Silvio Berlusconi, que mostrou seu desacordo com a ideia

Imigrantes ilegais chegam à ilha de Lampedusa, na Itália: ministro de Relações Exteriores italiano propôs o pagamento aos imigrantes ilegais tunisianos (Marco Di Lauro/Getty Images)

Imigrantes ilegais chegam à ilha de Lampedusa, na Itália: ministro de Relações Exteriores italiano propôs o pagamento aos imigrantes ilegais tunisianos (Marco Di Lauro/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2011 às 16h53.

Roma - O ministro de Relações Exteriores italiano, Franco Frattini, propôs o pagamento de 1,5 mil e 1,7 mil euros aos imigrantes ilegais tunisianos que se encontram na Itália e que decidiram retornar de forma voluntária a seu país, informam neste sábado a imprensa italiana.

A proposta não foi bem amparada por Umberto Bossi, líder do partido federalista, membro no Governo de Silvio Berlusconi, que mostrou seu desacordo com a ideia.

"Pagar? Eu não lhes daria nada, os carregaria (em aviões e navios) e lhes levaria de volta", manifestou Bossi em declarações publicadas pelos meios de comunicação italianos.

Frattini, no entanto, precisou em declarações ao canal por satélite "SkyTg24", que o pagamento dessas quantidades poderia ser antecipada pelo Governo italiano, mas que os fundos se obteriam da União Europeia (UE).

A repatriação assistida foi uma das propostas que Frattini formulou durante a reunião mantida nesta sexta-feira com as autoridades de Tunísia.

Frattini viajou para Tunísia acompanhado de seu colega de Interior, Roberto Maroni, para estabelecer acordos para frear o grande fluxo de imigração ilegal registrado nos últimos meses do país norte-africano rumo às costas italianas.

Em uma entrevista ao jornal "Quotidiano Nazionale" publicada neste sábado, Frattini explicou que durante o encontro com as autoridades tunisianas, ele e Maroni tinham deixado claro a necessidade de repatriar os imigrantes ilegais.

 

Acompanhe tudo sobre:EuropaImigraçãoItáliaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Tarifaço de Trump: decreto erra taxa para o Japão e faz alíquota subir de 15% para até 41%

Quem é dono da Faixa de Gaza? E quem já mandou no território? Relembre

Conheça vítimas do 11 de Setembro identificadas quase 24 anos após os atentados

Peru diz que não há ‘nenhuma discussão’ sobre soberania de ilha em fronteira com Brasil