Mundo

Itália está no caminho da unidade, disse Napolitano

O presidente da Itália pediu que os partidos colaborem para se alcançar um governo de unidade entre as diferentes forças parlamentares


	Giorgio Napolitano: "confio que todos vão cooperar e que não se alimentem velhas tensões", afirmou após a vitória de Letta
 (REUTERS/Tony Gentile)

Giorgio Napolitano: "confio que todos vão cooperar e que não se alimentem velhas tensões", afirmou após a vitória de Letta (REUTERS/Tony Gentile)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2013 às 09h46.

Roma - O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, disse nesta quarta-feira que agora seu país está no caminho para formar um governo de unidade entre as diferentes forças parlamentares e pediu que os partidos colaborem para se alcançar este objetivo.

Napolitano concedeu uma entrevista na sede presidência após incumbir Enrico Letta, vice-secretário do Partido Democrata (PD), de formar o novo Executivo.

"Se abriu o caminho em direção à formação do governo, do qual o país tem necessidade e após uma espera longa demais. Esta é a única perspectiva possível: uma ampla convergência entre as forças políticas que possa assegurar a maioria em ambas as Câmaras", afirmou Napolitano.

O presidente advertiu que não existe outra opção que não seja o êxito de Letta a disse que agora "é essencial que se estabeleça um clima de máximo respeito recíproco entre as forças políticas que se comprometam a colaborar na formação do governo".

"Confio que todos vão cooperar e que não se alimentem velhas tensões", afirmou Napolitano.

O presidente explicou que levou em conta a rápida rodada de consultas que manteve ontem com as diferentes forças parlamentares para chegar a sua decisão.

"Dos partidos recebi uma predisposição para colaborar, não houve condições sobre os nomes e atuei com total autonomia", assegurou o chefe do Estado, reeleito no sábado passado para um segundo mandato como presidente da Itália.

Napolitano mencionou a juventude de Letta, de 46 anos, e admitiu que se for levado em conta os padrões italianos o político é "muito jovem". No entanto, o presidente destacou que Letta tem uma ampla trajetória política e uma importante bagagem em instituições europeias.

Letta aceitou hoje "com reservas" a incumbência de formar um governo e amanhã começará as consultas com todas as forças parlamentares, para posteriormente comparecer de novo diante de Napolitano para dar sua resposta definitiva. 

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaEuropaGovernoItáliaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Missão da SpaceX para resgatar astronautas presos na Estação Internacional chega ao local

Rússia lucrou bilhões com grãos de áreas ocupadas na Ucrânia em quase três anos de guerra

Netanyahu dá assento a ex-rival Gideon Saar no Gabinete de Segurança de Israel

Novo ataque de Israel mata líder do Hamas no Líbano; entenda os desdobramentos do conflito