Mundo

Itália confirma 5 mortes e 219 casos de infecção por coronavírus

Mais de dois terços das ocorrências estão concentradas na região da Lombardia, que inclui a capital financeira do país, Milão

Ambulante vende máscaras em frente à estação de trem em Milão: Áustria interrompeu o tráfego de trens para a Itália nos dois sentidos (Flavio Lo Scalzo/Reuters)

Ambulante vende máscaras em frente à estação de trem em Milão: Áustria interrompeu o tráfego de trens para a Itália nos dois sentidos (Flavio Lo Scalzo/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de fevereiro de 2020 às 11h34.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2020 às 11h38.

A Itália confirmou nesta segunda-feira, 24, cinco mortes decorrentes de infecção por coronavírus, em um total de 219 casos. Mais de dois terços das ocorrências estão concentradas na região da Lombardia, que inclui a capital financeira do país, Milão - ao todo, são 167 casos confirmados.

Hoje, a Áustria interrompeu o tráfego de trens para a Itália nos dois sentidos, após temores de que um trem que circulava na noite deste domingo, 23, tivesse dois passageiros infectados pelo coronavírus.

O governo da França pediu que qualquer cidadão que tenha visitado as regiões da Lombardia ou de Vêneto, as duas mais afetadas, utilize máscaras faciais e meça a temperatura corporal duas vezes ao dia - as mesmas medidas solicitadas de quem tenha viajado à China ou à Coreia do Sul, que registram a maior parte dos casos de coronavírus.

Os governos da Croácia e da Eslovênia, que são populares destinos turísticos para os italianos, realizarão reuniões de crise nesta segunda-feira. A Croácia anunciou que irá monitorar passageiros retornando da Itália.

"Os rápidos desdobramentos ao longo do final de semana mostraram quão rapidamente essa situação pode mudar", disse a Comissária de Saúde da União Europeia, Stella Kyriakides, em Bruxelas. "Precisamos levar essa situação muito seriamente, mas não podemos ceder ao pânico e, mais importante, à desinformação."

O comitê de segurança em saúde da União Europeia deve se reunir hoje para discutir o desenvolvimento do surto de coronavírus no continente, com atenção especial para a situação da Itália.

Ontem, as autoridades italianas cancelaram o tradicional Carnaval de Veneza, que começou no dia 8 de fevereiro e terminaria nesta terça-feira, 25. O objetivo da medida é ajudar a conter a disseminação do coronavírus no país. O governo também suspendeu partidas de futebol da série A do Campeonato Italiano que aconteceriam ontem.

Acompanhe tudo sobre:ChinaCoronavírusEuropaItália

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado