Mundo

Itália autoriza uso de base na Sicília contra EI

"Mantemos plena sintonia com nossos aliados internacionais. Existem potenciais terroristas, pelo que é evidente que a Itália fará sua parte", acrescentou Renzi


	Dois aviões das Forças Aéreas italianas decolam de base na Sicília: Renzi esclareceu que a autorização para a decolagem dos drones será analisada
 (Mario Laporta/AFP)

Dois aviões das Forças Aéreas italianas decolam de base na Sicília: Renzi esclareceu que a autorização para a decolagem dos drones será analisada (Mario Laporta/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2016 às 09h45.

Roma - O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, confirmou que autorizou a decolagem dos drones da coalizão internacional que ataca o EI, liderada pelos Estados Unidos, da base aérea de Sigonella, na Sicília.

Renzi esclareceu que a autorização para a decolagem dos drones será analisada "caso a caso e se são iniciativas contra terroristas ou potenciais terroristas do EI".

"Mantemos plena sintonia com nossos aliados internacionais. Existem potenciais terroristas, pelo que é evidente que a Itália fará sua parte", acrescentou Renzi.

O ministro de Relações Exteriores, Paolo Gentiloni, declarou à imprensa italiana que, para a utilização das bases, não é necessária a comunicação ao parlamento italiano e que "não é o prelúdio de uma intervenção militar italiana" na Líbia.

Por enquanto, o governo italiano deu sua autorização para a utilização da base de Sigonella, que faz parte da Otan, mas ainda não foi registrado nenhum voo, afirmou a ministra da Defesa, Roberta Pinotti.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoPaíses ricosEuropaItáliaPiigsEstado Islâmico

Mais de Mundo

Israel intensifica preparativos para ofensiva em Gaza

Putin e Trump: mídia russa reage de forma negativa ao encontro de presidentes no Alasca

Venezuela se prepara para reação militar contra os EUA com 4,5 milhões de paramilitares mobilizados

Incerteza sobre aliança com os EUA leva Japão a reabrir debate sobre armas nucleares