Mundo

Itália apreende quadro de Picasso avaliado em € 15 milhões

A polícia italiana apreendeu um quadro de Pablo Picasso avaliado em 15 milhões de euros e uma estátua do período romano

Policial italiano ao lado de quadro de Pablo Picasso “Violino e Garrafa sobre a Mesa” (esquerda) em Roma (Polícia da Itália/Divulgação via Reuters/Reuters)

Policial italiano ao lado de quadro de Pablo Picasso “Violino e Garrafa sobre a Mesa” (esquerda) em Roma (Polícia da Itália/Divulgação via Reuters/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2015 às 20h16.

A polícia italiana apreendeu um quadro de Pablo Picasso avaliado em 15 milhões de euros e uma estátua do período romano que seriam exportados ilegalmente, informou a imprensa local.

O quadro foi apresentado como uma obra de 1912, do período cubista do artista espanhol. Segundo a mesma fonte, a tela "Violon et bouteille de Bass", de 54cm x 45cm, tem uma história curiosa.

A pintura foi posta à venda recentemente por um aposentado por 1,4 milhão de euros - muito abaixo de seu valor comercial -, depois de descobrir, por meio da casa de leilão Sotheby's, que tinha um Picasso autêntico nas mãos.

O homem contou ter ganhado a peça em 1978 como agradecimento de um cliente por ter restaurado, de graça, um quadro com a foto da esposa recém-falecida.

"O artesão a conservou por 36 anos, sem maiores cuidados, até que descobriu por acaso que era um Picasso", relatou a Polícia especializada em patrimônio cultural e artístico.

O quadro está retido pelas autoridades até que se comprove se a história é verdadeira.

Os exames técnicos apontaram que a obra consta do catálogo Zervos, edição 1961, um conhecido catálogo especializado em arte do século XX, incluindo Picasso.

Segundo o general Mariano Mossa, o óleo tem "uma excepcional relevância artística" e, em 1978, pertencia a um colecionador particular.

Já a estátua romana é do século II, ou III, e está avaliada em oito milhões de euros, segundo a imprensa italiana.

Essa peça é bastante peculiar, tanto por sua forma como pelo estado de conservação. Duas estátuas similares podem ser observadas no Museu Britânico de Londres e em um museu do Vaticano.

Acompanhe tudo sobre:ArteLeilõesQuadros

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil