Mundo

Itaipu registra recorde de geração para o mês de janeiro

Foram produzidos 8,39 milhões de megawatts-hora de energia, superando o recorde anterior registrado no primeiro mês de 2006, de 8,25 milhões

Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu: o recorde, segundo comunicado da Itaipu Binacional, é consequência da boa fase da economia brasileira (Caio Coronel/Itaipu)

Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu: o recorde, segundo comunicado da Itaipu Binacional, é consequência da boa fase da economia brasileira (Caio Coronel/Itaipu)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2011 às 15h40.

São Paulo - A usina hidrelétrica de Itaipu, controlada pelos governos do Brasil e do Paraguai, registrou em 2011 recorde de produção de energia para o mês de janeiro.

No mês passado foram produzidos 8,39 milhões de megawatts-hora (MWh) de energia, superando o recorde anterior registrado no primeiro mês de 2006, de 8,25 milhões de MWh.

O recorde, segundo comunicado da Itaipu Binacional, é consequência da boa fase da economia brasileira e a prontidão da usina para atender a demanda.

"Em função das necessidades do sistema elétrico brasileiro, em janeiro, o Operador Nacional do Sistema (ONS) solicitou uma produção maior de Itaipu. Com boas condições de operação, a usina conseguiu atender o pedido."

A Itaipu Binacional afirmou ainda que, caso a economia continue forte e as condições hidrológicas e o bom desempenho dos equipamentos sejam mantidos no decorrer de 2011, "a usina tem grandes chances de superar o recorde histórico de 2008, quando produziu 94,68 milhões de MWh".

No ano passado, foram gerados 85,97 milhões de MWh de energia em Itaipu.

A usina de Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a usina fornece 16,4 por cento da energia consumida no Brasil e abastece 71,3 por cento do consumo paraguaio.

Em 2009, o governo federal aceitou triplicar a quantia paga pela energia produzida pelo lado paraguaio de Itaipu e consumida no Brasil. O acordo ainda precisa ser aprovado pelo Congresso.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaHidrelétricasMeio ambienteServiços

Mais de Mundo

Zelensky critica tentativas de China e Brasil de impor novo plano de paz

Consumidores dos EUA começam a procurar porções menores nos restaurantes, diz relatório do setor

Exército de Israel diz que tropas devem ficar prontas para uma possível entrada no Líbano

"Aumento do nível do mar modificará economia, política e segurança", alerta chefe da ONU