Mundo

"Isto vai nos fortalecer", garante Hugo Chávez sobre doença

Chávez comentou que vê diariamente e conversa com Fidel Castro, a quem denominou seu "médico superior"

Chávez, que na quinta-feira anunciou que está sendo tratado em Cuba de um câncer, explicou que hoje mesmo conversou por telefone com vários presidentes (Getty Images)

Chávez, que na quinta-feira anunciou que está sendo tratado em Cuba de um câncer, explicou que hoje mesmo conversou por telefone com vários presidentes (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2011 às 22h56.

Havana - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, discursou nesta sexta-feira por telefone em um programa de televisão venezuelana onde admitiu que ninguém esperava sua doença mas acrescentou: "isto vai nos fortalecer".

Chávez, que na quinta-feira anunciou que está sendo tratado em Cuba de um câncer, explicou que hoje mesmo conversou por telefone com vários presidentes da região como o do Equador, Rafael Correa; Bolívia, Evo Morales; Argentina, Cristina Fernández de Kirchner e Nicarágua; Daniel Ortega.

O líder detalhou que todos lhe pediram para transferir saudações ao líder cubano Fidel Castro e a seu irmão, o presidente Raúl, e que todos coincidiram que ele está em ótimas mãos "nas melhores do mundo".

Chávez comentou que vê diariamente e conversa com Fidel Castro, a quem denominou seu "médico superior" e que também se reuniu com o presidente Raúl.

Em tom mais sério, comentou que nestes dias de recuperação em Cuba teve ocasião de falar com Raúl Castro sobre projetos comuns em matéria petrolífera e agrícola, entre outros.

O presidente da Venezuela voltou a insistir no papel de Fidel Castro na detecção de sua doença: "Se não fosse por Fidel, quem sabe onde e em que labirinto estaria eu neste momento", acrescentou o presidente que também reforçou que segue em contato permanente com seu vice-presidente, Elías Jaua, e com seus ministros e os governadores bolivarianos dando instruções sobre diferentes projetos.

Chávez agradeceu as demonstrações de solidariedade que recebeu de todo o mundo e especialmente do povo cubano ao tempo que acrescentou que na ilha se sente como se estivesse em casa.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezPolíticaPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado