Mundo

Israel vai interceptar navio a caminho de Gaza, diz ministro

"Vamos parar o barco, e também qualquer outro barco que tente ferir a soberania israelense", disse Avigdor Lieberman

Israel está sob fortes críticas internacionais devido à ação militar (.)

Israel está sob fortes críticas internacionais devido à ação militar (.)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2010 às 22h52.

Jerusalém - Israel vai impedir que um novo barco tente chegar à Faixa de Gaza, provavelmente no sábado, disse o chanceler Avigdor Lieberman nesta sexta-feira.

O país está sob fortes críticas internacionais devido à ação militar de segunda-feira, que resultou na morte de nove integrantes de uma frota naval que tentava chegar à Faixa de Gaza para entregar mantimentos, furando assim o bloqueio israelense ao território palestino governado pelo grupo islâmico Hamas.

Agora, uma embarcação irlandesa chamada Rachel Corrie --em homenagem a uma ativista norte-americana morta em 2003 na Faixa de Gaza-- prepara a mesma operação. Mas Lieberman disse que Israel manterá rigidamente o bloqueio.

"Vamos parar o barco, e também qualquer outro barco que tente ferir a soberania israelense. Não há chance de que o Rachel Corrie chegue à costa de Gaza", disse ele ao Canal 1 da TV local.

Um dos ativistas, o ex-secretário-geral-assistente da Organização das Nações Unidas (ONU), Denis Halliday, disse que o barco pretende chegar à região durante a noite desta sexta-feira, esperando o raiar do dia para se aproximar da costa.

Em Dublin, o ministro das Relações Exteriores irlandês, Micheal Martin, disse em comunicado que "aqueles a bordo do Rachel Corrie indicaram que estão prontos para aceitar uma inspeção de sua carga, antes de atracar em Gaza".

Lieberman afirmou que esteve em contato com Martin e disse: "Esclarecemos (...) aos irlandeses e aos demais que nenhum barco chegará a Gaza sem verificações de segurança, sem verificações de carga, sem saber ao certo (o que há a bordo)", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:EuropaOriente Médio

Mais de Mundo

Economia argentina cresceu mais do que o esperado em novembro

Juiz derruba medida de Trump que retirava cidadania americana de filhos de imigrantes nos EUA

China registra 220 milhões de deslocamentos antes do Ano Novo Lunar

Secretário de Estado de Trump viajará à América Central para tratar de imigração e Canal do Panamá