Mundo

Israel promete manter cessar-fogo enquanto houver reciprocidade por parte do Irã

Conflito deixou pelo menos 450 pessoas mortas no Irã e 28 em Israel

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 24 de junho de 2025 às 16h56.

Última atualização em 24 de junho de 2025 às 17h05.

Tudo sobreIsrael
Saiba mais

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou nesta terça-feira ter conversado com seu homólogo americano, Pete Hegseth, para agradecer o apoio de seu país e ressaltou que Israel respeitará o cessar-fogo "enquanto o outro lado o fizer".

"Agradeci a ousada decisão de apoiar Israel diante da ameaça nuclear iraniana. O secretário [de Defesa, Hegseth] parabenizou Israel e o Exército pelas conquistas históricas alcançadas", escreveu Katz na rede social X.

"Enfatizei que Israel respeitará o cessar-fogo enquanto o outro lado o fizer", acrescentou, garantindo que estreitarão sua cooperação com os Estados Unidos daqui para a frente.

Desde que Israel iniciou seu ataque militar contra o Irã no último dia 13, ambos os países têm trocado regularmente ataques com drones e mísseis, que deixaram ao menos 450 mortos no Irã e 28 em Israel, segundo as autoridades de ambos os países.

As tensões escalaram ainda mais na região quando os Estados Unidos bombardearam três instalações-chave do programa nuclear iraniano no último domingo. O Irã respondeu ontem com um ataque contra as bases militares americanas no Catar e no Iraque, que já haviam sido evacuadas.

Por volta das 10h30 (hora local) e com o cessar-fogo em vigor, as Forças de Defesa de Israel (FDI) registraram o lançamento de dois mísseis do Irã, algo que Teerã negou. Após isso, a aviação israelense bombardeou um radar nos arredores da capital persa, porém, o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, assegurou que se absterá de lançar mais ataques se o Irã respeitar a trégua.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseIsraelIrãEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'