Mundo

Israel precisa agir para romper 'isolamento' regional: Pentágono

O secretário de defesa Leon Panetta destacou em um discurso que "lamentavelmente, no ano passado, o mundo assistiu ao crescimento do isolamento de Israel"

"É crucial para Israel retomar as boas relações com Turquia e Egito", disse o secretário Leon Panetta (Mark Wilson/Getty Images)

"É crucial para Israel retomar as boas relações com Turquia e Egito", disse o secretário Leon Panetta (Mark Wilson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2011 às 22h52.

Washington - O secretário de Defesa americano, Leon Panetta, disse nesta sexta-feira que Israel precisa agir para por fim a seu crescente "isolamento" no Oriente Médio, normalizando seus laços diplomáticos com o Egito e a Turquia e renovando o diálogo de paz com os palestinos.

Panetta destacou em um discurso que "lamentavelmente, no ano passado, o mundo assistiu ao crescimento do isolamento de Israel em relação a seus tradicionais parceiros da região e a busca pela paz no Oriente Médio foi interrompida".

Mas o funcionário admitiu que Israel não é o único culpado por sua difícil posição e citou uma "campanha internacional" desenhada a isolar o país.

Panetta disse que compreende a ansiedade de Israel sobre a instabilidade no Oriente Médio, mas assinalou que a "primavera árabe" oferece uma oportunidade para tornar a região mais segura.

É crucial para Israel retomar as boas relações com Turquia e Egito, acrescentou.

Os Estados Unidos permanecem comprometidos com a segurança de Israel e prometem evitar que o Irã obtenha armas nucleares, e o eventual recurso à uma ação militar não foi descartado pelo presidente Barack Obama.

Panetta prometeu que Washington garantirá a Israel uma clara capacidade militar, com o fornecimento de sofisticados mísseis de defesa e caças F-35.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)IsraelOriente MédioPaíses ricos

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga